Entender qual é o melhor App de vendas de Vendedor Externo pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento, mas não é. A busca por uma boa ferramenta para a equipe de vendas é cheia de dificuldades, mas basta um pouco de empenho para que você consiga alcançar o resultado que você precisa na sua empresa.

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Apenas 83% das empresas estão totalmente satisfeitas com seu App de vendas de Vendedor Externo atual. 17% dos entrevistados estão insatisfeitos com a solução que optaram.

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Alguns dados coletados em relatórios de grandes empresas de pesquisa em nível mundial mostram que a busca por um App de vendas de Vendedor Externo pode ser mais complicada para alguns setores.

A Consultoria Gartner diz que, no último ano, as empresas gastaram mais em automação da equipe de vendas que em outro softwares.

E ainda assim, apenas 83% dos entrevistados se dizem “100% contentes com a ferramenta da equipe de vendas“.

Esses dados mostram que a escolha da solução é um processo muito importante no sucesso da empreitada.

EXPERIMENTE UM Aplicativo para Vendedores

A busca por um App de vendas de Vendedor Externo

Muitas vezes quem precisa de uma ferramenta como essa, não sabe exatamente como procurá-la. São muitos termos. Procuro por uma automação de força de vendas ou um aplicativo para vendedor externo? É fácil iniciar uma confusão. Há também muita dificuldade em definir o que é importante saber sobre essas ferramentas, e quais as diferenças entre elas.

Essa postagem tem um objetivo. Criamos ela com esse intuito, para ajudar você nessa pequena tarefa que pode mudar os resultados que você vai obter na sua equipe de vendas. Vamos lá?

Você sabe como tirar maior proveito de um App de vendas de Vendedor Externo para gerar lucro?

Para conseguir atingir bons resultados com App de vendas de Vendedor Externo, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.

Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um App de vendas tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.

EXPERIMENTE UM App de vendas para Vendedor Externo

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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa prestar muita atenção nas funcionalidades que você realmente precisa.

Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o App de vendas para Vendedor Externo, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.

Agora, vamos entender melhor quais são as áreas onde o aplicativo de vendas age, e como estão divididas as suas funcionalidades, assim, você poderá entender melhor quais funcionalidades seriam indispensáveis em uma solução para o seu negócio.


Áreas onde o App de vendas de Vendedor Externo pode ajudar sua empresa

Geralmente, um App de vendas para Vendedor Externo pode ajudar as empresas em 3 áreas diferentes, elas estão divididas da seguinte maneira:

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  1. CONTROLE DE EQUIPE:
    Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer;
  2. PROMOÇÃO DE VENDAS:
    Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas;
  3. ROTINAS FINANCEIRAS:
    Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.
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Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:

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1. CONTROLE DE EQUIPE

Para controlar equipes de vendas

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Na imagem abaixo, você pode ver um Painel de Visitas. Essa ferramenta é a mais procurada por Gerentes de Vendas que precisam analisar o desempenho da equipe em tempo real, enquanto estão em campo. Nas soluções mais robustas, esta é uma funcionalidade chave:

Caso este seja o seu objetivo, você precisa de um painel administrativo. Geralmente, o painel é acessível através do próprio navegador de internet. É aqui que você entra com login de gerente ou supervisor, e você poderá ver, em tempo real, todos os seus vendedores e seus resultados.

Neste painel, você poderá ver algumas métricas de vendas importantes, como:

  • Quantas vendas cada representante fez;
  • Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
  • Qual a rota feita e qual a planejada;
  • Quanto tempo é levado em cada visita;
  • Localizar o vendedor ou representante comercial no mapa em tempo real;
  • Quantos pedidos foram positivados, entre outras opções;
  • Registro de login, hora de entrada e saída do aplicativo com relatórios.

Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:

  • Limitar descontos;
  • Limitar vendas de estoques;
  • Restringir regiões ou áreas de vendas;
  • Disponibilizar verbas de descontos;
  • Controlar tabelas de preços por vendedor, região, etc.
  • Enviar notificações de clientes que não foram visitados;
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2. PROMOÇÃO DE VENDAS

Funcionalidades para promover e elevar as vendas da equipe de vendas

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Em um aplicativo ou solução de melhor qualidade para Vendedor Externo, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu gosto de vê-las como verdadeiras ferramentas de marketing para o vendedor externo. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.

Algumas dessas funcionalidades presentes no App de vendas:

  • Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
  • Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
  • Flex ou Verba de Desconto, dá liberdade para seu vendedor gerar verbas para usar em descontos;
  • Campanhas de vendas criadas para fazer girar o estoque de um produto, com produtos, clientes e datas definidas;
  • Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
  • Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
  • Catálogo de fotos de produtos, diminuindo os custos com impressões de catálogos;
  • Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
  • Descontos progressivos de acordo com quantidade.

Na imagem ao lado esquerdo, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos, que aparece logo após o vendedor clicar em “Novo Pedido“.

O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.

Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:

Uma outra funcionalidade que faz muito sucesso é a Rentabilidade do Pedido.

Com ela, o representante vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Ou como você definir ser melhor para o seu negócio.

Há a possibilidade, também, de você mostrar na tela do sistema, o valor que o vendedor irá embolsar com aquele item ou pedido.

Esta é uma funcionalidade bastante interessante, pois pode motivar o vendedor a montar estratégias mais rentáveis para a empresa e para ele. Os lucros ficão mais palpáveis, e as vendas quase sempre aumentam significativamente após o início do uso da funcionalidade.

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3. ROTINAS FINANCEIRAS

Para facilitar as funções administrativas do responsável pela equipe de vendas

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Além das opções para controlar e gerenciar sua equipe de vendedores externos ou representantes comerciais, você também terá a opção de gerenciar automaticamente algumas tarefas complicadas da administração da equipe de vendas, como o gerenciamento de comissões.

Funcionalidades para administrar o dia a dia do financeiro ou administrativo

Vamos ver algumas das funções administrativas que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:

  • Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
  • Controles tributários complexos, como a Substituição Tributária, tudo de forma automática;
  • Alertas de clientes em atraso e bloqueio de novos pedidos;
  • Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
  • Relatórios e definições de metas;
  • Capacidade de formação de preço em cima de variáveis definidas;
  • Controle de bonificações;
  • Gerência de kit de produtos;
  • Relatórios de giro de produtos.

Um App de vendas simples para enviar pedidos?

Neste caso, você procura um App de vendas bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.

Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.

Funcionalidades básicas de um App de vendas para Vendedor Externo

Qualquer App de vendas usado na Vendedor Externo, precisa ter, pelo menos, as seguintes funcionalidades:

  • Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
  • Descontos nos itens ou no pedido;
  • Gerenciar produtos;
  • Exibir o estoque em tempo real para o seu vendedor externo ou representante comercial;
  • Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
  • Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
  • Gerenciar representantes;
  • Gerenciar clientes;
  • Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
  • Oferecer formas variadas de pagamentos;
  • Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
  • Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
  • Cadastrar tabelas de preço promocionais;
  • Sugestão de pedidos baseado no histórico;
  • Relatórios gerenciais de vendas básicos.
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DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:

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Todas as funcionalidades citadas acima, são recomendadas como básicas para o início do uso de um aplicativo para a equipe de vendas. É tudo o que você precisa para iniciar – de forma profissional – uma automação da equipe de vendedores externos.

Quer dar o próximo passo nos seus negócios?

Escolher um App de vendas para Vendedor Externo pode ser uma tarefa difícil, caso você seja extremamente meticuloso e goste de tudo muito claro e bem definido. A parte difícil está na escolha de um fornecedor em quem você possa confiar. É sempre interessante buscar por referências no mercado, entender quais os tipos de empresa aquele software atende bem. Assim que você ultrapassar esse ponto, tudo ficará mais fácil.

O trabalho, então, será por a mão na massa e mergulhar a equipe na utilização da solução, buscando os resultados que você procura para a sua empresa.

EXPERIMENTE UM App de vendas para Vendedor Externo

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