App para Automatizar Pedidos
Entender qual é o melhor App de Automatizar Pedidos pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento, mas não é. A busca por uma boa ferramenta para a equipe de vendas é cheia de dificuldades, mas basta um pouco de determinação para que você consiga alcançar o resultado que você precisa na sua empresa.
[su_note note_color=”#00bbbc” text_color=”#ffffff”]Apenas 83% das empresas estão totalmente satisfeitas com seu App de Automatizar Pedidos atual. 17% dos entrevistados estão insatisfeitos com a solução que optaram.
[/su_note]Alguns dados coletados em relatórios de grandes empresas de pesquisa em nível mundial mostram que a busca por um App de Automatizar Pedidos pode ser mais complicada para alguns setores.
A Consultoria Gartner diz que, no último ano, as empresas gastaram mais em automação da equipe de vendas que em outro softwares.
E ainda assim, apenas 83% dos entrevistados se dizem “100% contentes com o software de automação da equipe de vendas“.
Esses dados mostram que a escolha da solução é um processo muito importante no sucesso da empreitada.
A busca por um App de Automatizar Pedidos
Muitas vezes quem precisa de uma ferramenta como essa, não sabe exatamente como procurá-la. São muitos termos. Procuro por uma automação de força de vendas ou um aplicativo para vendedor externo? Fica fácil se perder em meio a tanta informação. Há também muita dificuldade em definir o que é importante saber sobre essas ferramentas, e quais as diferenças entre elas.
Essa postagem tem um objetivo. Criamos ela com esse intuito, para auxiliar você nessa pequena tarefa que pode mudar os resultados que você vai obter na sua equipe de vendas. Vamos lá?
Utilizando um App para Automatizar Pedidos com foco em resultados
Para conseguir atingir bons resultados com App de Automatizar Pedidos, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.
Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um App tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.
EXPERIMENTE UM App para Automatizar Pedidos
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Uma das chaves do sucesso na busca da solução perfeita, é que você precisa entender exatamente quais são as funcionalidades que você irá precisar e utilizar no seu negócio. Este é um ponto muito importante, e você precisa prestar atenção para não pagar por algo que você não irá utilizar..
Definir as suas necessidades é essencial neste processo. Quanto mais funcionalidades, mais caro pode sair o App para Automatizar Pedidos, então, não esqueça de identificar exatamente os pontos que você deseja melhorar no seu negócio, para não haver custos desnecessário com a solução de um problema, caso contrário, a solução pode tornar-se o seu problema.
Nós vamos entender exatamente quais são essas funcionalidades, e em quais áreas elas estão focadas. Assim, você poderá definir um “projeto”, ou seja, delinear as funcionalidades básicas que você entende que irão ajudar no seu processo de vendas.
Três áreas onde o App pode ajudar sua equipe de vendedores
Geralmente, um App de Automatizar Pedidos pode ajudar as empresas em 3 áreas diferentes, elas estão divididas da seguinte maneira:
[su_note note_color=”#1b98e0″ text_color=”#ffffff”]- CONTROLE DE EQUIPE:
Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer; - PROMOÇÃO DE VENDAS:
Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas; - ROTINAS FINANCEIRAS:
Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.
Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:
[su_note note_color=”#ffce00″ text_color=”#4a4a4a”]1. CONTROLE DE EQUIPE
Para controlar vendedores externos
[/su_note]Abaixo você tem um exemplo de painel de visitas. Nas soluções mais robustas, este painel pode ser crucial para o Gerente de Vendas definir estratégias ou analisar o desempenho da equipe. Você pode acessá-lo diretamente do navegador e visualizar qual o status em tempo real de cada um dos seus vendedores:
Neste cenário, você precisa de um painel administrativo. Geralmente ele é acessível através do próprio navegador de internet. É nele que você vai inserir seu login de gerente ou supervisor, e vai poder ver, em tempo real, todos os seus vendedores.
Com esta funcionalidade, você ficará por dentro de como sua equipe de vendas está agindo e produzindo, podendo medir a produtividade em tempo e em valores e vendas. É possível medir o desempenho de grupos, equipes e vendedores, de forma individual.
Nesse painel, você vai poder visualizar algumas métricas importantes de vendas:
- Quantas vendas cada representante fez;
- Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
- Qual a rota percorrida e qual a planejada;
- Quanto tempo é levado em cada visita;
- Localizar o vendedor no mapa em tempo real;
- Quantos pedidos foram positivados, entre outras opções;
- Registro de login, hora de entrada e saída do aplicativo com relatórios.
Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:
- Restringir descontos;
- Limitar vendas de estoques;
- Restringir regiões de vendas;
- Disponibilizar verbas de descontos;
- Controlar tabelas de preços por vendedor, região, etc.
- Enviar notificações de clientes que não foram visitados;
2. PROMOÇÃO DE VENDAS
Ferramentas para promover e elevar as vendas da equipe de representantes comerciais ou vendedores
[/su_note]Em um aplicativo ou solução de melhor qualidade para Automatizar Pedidos, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu gosto de vê-las como verdadeiras ferramentas de marketing para o vendedor externo. O objetivo é aumentar a rentabilidade do seu negócio, aumentando as vendas.
Veja aqui algumas funcionalidades que você irá encontrar no App:
- Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
- Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
- Verba de descontos ou Flex, para dar liberdade ao vendedor;
- Campanhas de vendas, com produtos, clientes e datas definidas;
- Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
- Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
- Catálogo de fotos de produtos, dispensando o uso de catálogos impressos;
- Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
- Descontos progressivos de acordo com quantidade.
Na imagem ao lado, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos.
O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.
Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:
Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.
Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Ou como você definir ser melhor para o seu negócio.
Há a possibilidade, também, de você mostrar na tela do sistema, o valor que o vendedor irá embolsar com aquele item ou pedido.
Esta é uma funcionalidade bastante interessante, pois pode motivar o vendedor a montar estratégias mais rentáveis para a empresa e para ele. Os lucros ficão mais palpáveis, e as vendas quase sempre aumentam significativamente após o início do uso da funcionalidade.
[su_note note_color=”#ffce00″ text_color=”#4a4a4a”]3. ROTINAS FINANCEIRAS
Para facilitar as tarefas do financeiro e administrativo do responsável pela equipe de vendas
[/su_note]Algumas das funcionalidades mais procuradas por quem precisa administrar uma equipe de vendas, é a automatização de rotinas corriqueiras e repetitivas, como as comissões dos representantes.
Além dos cálculos de comissões, existe outro assunto que costuma gerar muito problema dentro da área administrativa, é o controle da tributação nas vendas. Principalmente se você vende em mais de um Estado. A substituição tributária pode complicar, mas também pode ajudar, já que fazendo os cálculos corretamente, você pode até conseguir um preço melhor que seu concorrente.
Funcionalidades que servem para automatizar o dia a dia do financeiro ou administrativo
Vamos ver algumas das funções administrativas que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:
- Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
- Controle tributário como a Substituição Tributária;
- Alertas de clientes em atraso e bloqueio de novos pedidos;
- Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
- Relatórios e definições de metas;
- Capacidade de formação de preço em cima de variáveis definidas;
- Controle de bonificações;
- Gerência de kit de produtos;
- Relatórios de giro de produtos.
E se eu quiser um App simples para enviar pedidos?
Neste caso, você procura um App bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.
Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.
Funcionalidades básicas de um App para Automatizar Pedidos
Todo App usado na Automatizar Pedidos, deve ter, pelo menos, algumas funcionalidades padrões, que são as seguintes:
- Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
- Descontos nos itens ou no pedido;
- Gerenciar produtos;
- Mostrar o estoque para o seu vendedor externo ou representante comercial;
- Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
- Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
- Gerenciar representantes;
- Gerenciar clientes;
- Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
- Dar opções de forma de pagamento aos clientes;
- Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
- Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
- Cadastrar tabelas de preço promocionais;
- Sugestão de pedidos baseado no histórico;
- Relatórios gerenciais de vendas básicos.
DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:
- Verba de Desconto ou Flex;
- Localização de Vendedor no Mapa;
- Exibição de Rentabilidade do Item ou Pedido.
Todas as funcionalidades citadas acima, são recomendadas como básicas para o início do uso de um aplicativo para a equipe de vendas. É tudo o que você precisa para iniciar – de forma profissional – uma automação da equipe de vendedores externos.
E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?
Uma das etapas mais complicadas na escolha de App para Automatizar Pedidos é a escolha do fornecedor. Para ter certeza que você está fazendo a escolha certa, busque referência.
Ligue para o clientes que já utilizam a ferramenta. Cerque-se de informações de todos os lados da moeda. Passada esta parte, sobrará o momento de investir firme e pesado na solução, trabalhando junto à sua equipe para gerar resultados com a aplicação selecionada. É agora que o trabalho realmente começa.
[su_note note_color=”#444444″ text_color=”#ffffff” radius=”0″]APRENDA MAIS SOBRE App para Automatizar Pedidos
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