Sistema para Fazer Pedidos de Venda
Entender qual é o melhor Sistema de Fazer Pedidos de Venda pode parecer um pouco difícil em um primeiro momento, mas não é. A busca por uma boa ferramenta para a equipe de vendas é cheia de dificuldades, mas basta um pouco de vontade para que você consiga alcançar o resultado que você quer dentro do seu negócio.
[su_note note_color=”#00bbbc” text_color=”#ffffff”]Apenas 83% das empresas estão totalmente satisfeitas com seu Sistema de Fazer Pedidos de Venda atual. 17% dos entrevistados estão insatisfeitos com a solução que optaram.
[/su_note]Alguns dados coletados em relatórios de grandes empresas de pesquisa em nível mundial mostram que a busca por um Sistema de Fazer Pedidos de Venda pode ser mais complicada para alguns setores.
De acordo com o Gartner (uma das maiores empresas de consultoria em tecnologia do mundo), no último ano, as empresas gastaram mais em automação da equipe de vendas do que em softwares para quaisquer outras áreas da empresa.
E ainda assim, apenas 83% dos entrevistados se dizem “100% contentes com a solução de automação da equipe de vendas“.
Esses dados mostram que a escolha da solução é um processo extremamente importante para que o sucesso da automação da equipe de vendas seja alcançada.
A busca por um Sistema de Fazer Pedidos de Venda
Muitas vezes quem precisa de uma ferramenta como essa, não sabe exatamente como procurá-la. São muitos termos. Procuro por uma automação de força de vendas ou um aplicativo para vendedor externo? Fica fácil se perder em meio a tantos nomes diferentes. Há também muita dificuldade em definir o que é importante saber sobre essas ferramentas, e quais as diferenças entre elas.
Essa postagem tem um objetivo. Criamos ela com esse intuito, para ajudar você nessa pequena tarefa que pode fazer uma diferença enorme na sua equipe de vendas. Vamos lá?
Utilizando um Sistema para Fazer Pedidos de Venda com foco em resultados
Para conseguir atingir bons resultados com Sistema de Fazer Pedidos de Venda, você precisa que ele esteja integrado ao seu sistema de faturamento, também conhecido como Sistema de Gestão ou ERP. É o sistema que controla toda a parte de entrada e saída financeira da sua empresa, estoque, etc.
Para entender melhor como tudo isso pode ajudar o seu negócio, vamos entender quais as opções e funcionalidades que um Sistema tem, e se ele seria útil para a sua empresa no seu cenário atual.
EXPERIMENTE UM Sistema para Fazer Pedidos de Venda
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Dependendo do que você precisa, os custos com um Sistema podem variar bastante. Mas faz sentido, certo? Por quê pagar por funcionalidades que você não vai utilizar?
Nós vamos entender exatamente quais são essas funcionalidades, e em quais áreas elas estão focadas. Assim, você poderá definir um “projeto”, ou seja, delinear as funcionalidades básicas que você entende que irão ajudar no seu processo de vendas.
Um Sistema para Fazer Pedidos de Venda pode ajudar suas vendas em 3 áreas
Geralmente, um Sistema de Fazer Pedidos de Venda pode ajudar as empresas em três áreas distintas, elas estão divididas da seguinte maneira:
[su_note note_color=”#1b98e0″ text_color=”#ffffff”]- CONTROLE DE EQUIPE:
Controlar as ações dos seus vendedores em campo, o que eles podem ou não fazer; - PROMOÇÃO DE VENDAS:
Ajudar a promover vendas, fornecendo ferramentas e estratégias que melhoram as vendas; - ROTINAS FINANCEIRAS:
Ajudar a administrar funções financeiras mais técnicas e repetitivas, como comissões e tributos.
Abaixo nós vamos analisar cada uma delas, uma a uma:
[su_note note_color=”#ffce00″ text_color=”#4a4a4a”]1. CONTROLE DE EQUIPE
Para controlar equipes de vendas
[/su_note]Abaixo você tem um exemplo de painel de visitas. Nas soluções mais robustas, este painel pode ser crucial para o Gerente de Vendas definir estratégias ou analisar o desempenho da equipe. Você pode acessá-lo diretamente do navegador e visualizar qual o status em tempo real de cada um dos seus vendedores:
Neste cenário, você precisa de um painel administrativo. Geralmente ele é acessível através do próprio navegador de internet. É nele que você vai inserir seu login de gerente ou supervisor, e vai poder ver, em tempo real, todos os seus vendedores.
Com esta funcionalidade, você ficará por dentro de como sua equipe de vendas está agindo e produzindo, podendo medir a produtividade em tempo e em valores e vendas. É possível medir o desempenho de grupos, equipes e vendedores, de forma individual.
Nesse painel, você vai poder visualizar algumas métricas importantes de vendas:
- Quantas vendas cada representante fez;
- Qual a agenda de visitas do dia de cada vendedor ou representante;
- Qual a rota feita e qual a planejada;
- Quanto tempo o representante leva em cada visita;
- Localizar o vendedor no mapa em tempo real;
- Quantos pedidos de venda foram feitos, entre outras opções;
- Registro de login, hora de entrada e saída do aplicativo com relatórios.
Além dessas opções, você também poderá configurar todos os limites que você quer impor para a sua equipe de vendas, como:
- Limitar descontos;
- Restringir vendas de estoques;
- Restringir regiões ou áreas de vendas;
- Disponibilizar verbas de descontos;
- Definir tabelas de preços por vendedor, região, etc.
- Enviar notificações de clientes que não foram visitados;
2. PROMOÇÃO DE VENDAS
Funcionalidades para promover e elevar as vendas da equipe de representantes comerciais ou vendedores
[/su_note]Em um aplicativo ou solução de melhor qualidade para Fazer Pedidos de Venda, você vai encontrar algumas opções para promoção e aumento de vendas, eu prefiro defini-las como ferramentas de marketing que são utilizadas pelos vendedores e representantes comerciais. A meta principal é sempre aumentar a rentabilidade da sua empesa, aumentando as vendas e assim aumentando os lucros, ou reduzindo gastos.
Algumas dessas funcionalidades presentes no Sistema:
- Sugestão de pedidos baseado no histórico do cliente;
- Indicação de rentabilidade de um pedido ou item;
- Flex ou Verba de Desconto, dá liberdade para seu vendedor gerar verbas para usar em descontos;
- Campanhas de vendas criadas para fazer girar o estoque de um produto, com produtos, clientes e datas definidas;
- Promoção automática para produtos com lote de vencimento próximo;
- Sugestão automática de produtos similares em caso de falta;
- Catálogo de fotos de produtos, diminuindo os custos com impressões de catálogos;
- Mural de recados entre supervisores e representantes com leitura obrigatória;
- Descontos progressivos de acordo com quantidade.
Na imagem ao lado esquerdo, você vê um exemplo de tela de Sugestão de Pedidos, que aparece logo após o vendedor clicar em “Novo Pedido“.
O aplicativo pergunta se você quer iniciar um pedido em branco ou gerar um Pedido Automático (Sugestão de Pedidos), baseado no histórico de compra do cliente.
Vamos ver outra funcionalidade bastante procurada por Gerentes Comerciais:
Outra ferramenta interessante é a Rentabilidade do Pedido.
Com ela, o vendedor vê exatamente a rentabilidade do pedido através de sinalizadores em cores diferentes. O aplicativo pode indicar uma rentabilidade Ruim, Boa ou Ótima. Esses níveis podem ser ajustados conforme seu formato comercial.
Há a possibilidade, também, de você mostrar na tela do sistema, o valor que o vendedor irá embolsar com aquele item ou pedido.
Esta é uma funcionalidade bastante interessante, pois pode motivar o vendedor a montar estratégias mais rentáveis para a empresa e para ele. Os lucros ficão mais palpáveis, e as vendas quase sempre aumentam significativamente após o início do uso da funcionalidade.
[su_note note_color=”#ffce00″ text_color=”#4a4a4a”]3. ROTINAS FINANCEIRAS
Para automatizar as funções administrativas do responsável pela equipe de vendas
[/su_note]Além das opções para controlar e gerenciar sua equipe de vendedores externos ou representantes comerciais, você também terá a opção de gerenciar automaticamente algumas tarefas complicadas da administração da equipe de vendas, como o gerenciamento de comissões.
Funcionalidades para automatizar o dia a dia do financeiro ou administrativo
Vamos ver algumas das funções administrativas que uma solução de alta qualidade pode auxiliar você nas tarefas do dia a dia:
- Controle de comissão e exibição de valores no momento da venda;
- Controles tributários complexos, como a Substituição Tributária, tudo de forma automática;
- Alertas de clientes em atraso e bloqueio de novos pedidos;
- Vendas com contrato, também conhecidas como Forecast;
- Relatórios e definições de metas;
- Formação de preço;
- Controle de bonificações;
- Gerência de kit de produtos;
- Relatórios de giro de produtos.
E se eu quiser um Sistema simples para enviar pedidos?
Neste caso, você procura um Sistema bem mais simples, e talvez não seja sua necessidade, pelo menos nesse momento, de uma solução mais robusta, para monitorar a sua equipe.
Apenas um aplicativo simples, integrado ao seu sistema de faturamento pode resolver o seu problema de erros e demora no processo de faturar os pedidos recebidos. Ou uma opção que dê a possibilidade de cadastrar seus produtos.
Funcionalidades básicas de um Sistema para Fazer Pedidos de Venda
Todo Sistema usado na Fazer Pedidos de Venda, precisa ter, pelo menos, as seguintes funcionalidades:
- Acesso a tabelas de preços diferenciadas;
- Descontos nos itens ou no pedido;
- Gerenciar produtos;
- Mostrar o estoque para o seu vendedor externo ou representante comercial;
- Destacar por cores itens em promoção ou especiais;
- Gerenciar grupos de produtos, que podem fazer parte de promoções;
- Gerenciar representantes;
- Gerenciar clientes;
- Visualizar o histórico de pedidos emitidos;
- Dar opções de forma de pagamento aos clientes;
- Consultar os pedidos feitos pelos seus representantes no acesso administrativo, via navegador de internet;
- Visualizar os logins feitos pelos representantes ou vendedores e horários;
- Cadastrar tabelas de preço promocionais;
- Sugestão de pedidos baseado no histórico;
- Relatórios gerenciais de vendas básicos.
DICA:
Para deixar sua equipe de vendas ainda mais potente, você pode adicionar a modalidade essas três funcionalidades para transformar o aplicativo em uma solução usadas por grandes empresas da lista Fortune 500 da Forbes:
- Verba de Desconto ou Flex;
- Localização de Vendedor no Mapa;
- Exibição de Rentabilidade do Item ou Pedido.
As funcionalidades citadas acimas são recomendadas como básicas para iniciar o processo de automatizar uma equipe de vendas. Elas são tudo o que você precisa para Fazer Pedidos de Venda e agilizar o processo de faturamento e envio dos produtos para o seu cliente.
E então, acha que você está pronto para iniciar uma revolução no se negócio?
Uma das etapas mais complicadas na escolha de Sistema para Fazer Pedidos de Venda é a escolha do fornecedor. Para ter certeza que você está fazendo a escolha certa, busque referência.
Ligue para o clientes que já utilizam a ferramenta. Cerque-se de informações de todos os lados da moeda. Passada esta parte, sobrará o momento de investir firme e pesado na solução, trabalhando junto à sua equipe para gerar resultados com a aplicação selecionada. É agora que o trabalho realmente começa.
[su_note note_color=”#444444″ text_color=”#ffffff” radius=”0″]APRENDA MAIS SOBRE Sistema para Fazer Pedidos de Venda
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