Os relatórios gerenciais são essenciais para o dia a dia do supervisor de vendas ou gerente comercial. É necessário acompanhar o desempenho da sua equipe enquanto elas ainda estão na rua, fazendo vendas.

A importância do acesso aos relatórios gerenciais em tempo real se dá pelo fato de que você pode fazer as mudanças necessárias enquanto as atividades ainda estão em curso.

Impressão de Relatórios

Embora você possa ter acesso aos dados dos relatórios em tempo real, também é possível gerar relatórios mais complexos e versões para impressão direto do Painel Administrativo através de qualquer navegador de internet.

Vamos ver alguns destaques nos relatórios mais utilizados por nossos clientes. As possibilidades são infinitas, já que você pode gerar seu próprio relatório dinamicamente.

Relatório de Inadimplência da Equipe

Através do relatório de inadimplência da equipe, você pode levantar dados importantes sobre os títulos em atraso. É importante lembrar que o sistema também permite que você defina o que considera um título em atraso, contando também dias úteis ou corridos para limite de inadimplência, conforme a sua necessidade.

A inadimplência da equipe pode ser acessada em três níveis básicos. São eles:

  • Gerente
    Aqui, o gerente comercial pode supervisionar os relatórios de inadimplência como quiser – por região, por clientes, por representante, por datas, etc.;
  • Supervisor
    Já o supervisor poderá visualizar os relatórios de inadimplência que contemplem os representantes que estão em seu grupo supervisionado – portanto, é possível visualizar relatórios de inadimplência de clientes por representante;
  • Representante
    O representante pode visualizar os relatórios de inadimplência de sua carteira de clientes, não podendo acessar informações de inadimplência de clientes que não estão em sua carteira.

Relatório de Metas por Vendedor

Os relatórios de metas por vendedor dizem respeito às metas especificadas para um único vendedor externo. As metas são específicas daquele vendedor, portanto só podem ser visualizadas por ele mesmo, por um supervisor ou pelo gerente, através do Painel Administrativo.

O relatório de meta por vendedor segue o padrão Panejado x Realizado.

É uma das métricas mais básicas aplicadas em equipes de vendas externas e mostra-se útil para um planejamento agressivo de vendas ou aumento e expansão de mercado.

Meta por Grupo de Produtos

As metas por grupos de produtos (ou família) são úteis quando você recebe metas agressivas do fornecedor ou de grandes marcas.

O objetivo aqui é aumentar o giro de um grupo de produtos específicos, independente da razão da ação.

Para otimizar ainda mais a performance, o sistema pode restringir ações de acordo com as Metas por Grupos de Produto.

Por exemplo: a venda de sabonetes Dove só é liberada depois que a meta de Grupos de Produtos da Unilever for atingida. Assim, o vendedor externo terá que, primeiro, atingir a meta dos produtos Unilever para, então, poder oferecer os produtos Dove.

Neste exemplo, o Grupo de Produtos Unilever foi beneficiado frente a outro concorrente. As possibilidades são infinitas e você pode gerenciá-las da forma que você quiser.

Outras Possibilidades

Os relatórios podem ter várias formas e ângulos, dependendo da sua visão gerencial. Estes são os mais utilizados:

  • Bloqueio de Login para Equipamentos Inativos;
  • Relatório de Acompanhamento de Visitas;
  • Relatório de Clientes Não Atendidos;
  • Relatório de Consumo de Verba;
  • Relatório de Leitura de Novidades;
  • Relatório de Login no Sistema.

Inadimplência:

  • Relatório de Inadimplência do Representante;
  • Relatório de Inadimplência dos Clientes;
  • Relatório de Inadimplência.

Metas de venda:

  • Relatório da Meta de Venda do Cliente por Grupo de Produto;
  • Relatório de Metas de Venda;
  • Relatório de Metas de Venda (Unificado);
  • Cadastro de Meta de Venda do Cliente por Grupo de Produto;
  • Gerar Dados de Realizado para Acompanhamento de Metas de Venda (Unificado);
  • Gerar Dados de Realizado para Acompanhamento de Metas de Venda e Flex;
  • Relatório de Metas e Vendas.

Relatórios de vendas:

  • Relatório de Vendas por Cliente;
  • Relatório de Vendas por Grupo de Produto;
  • Relatórios de Pedido;
  • Relatório de Vendas;
  • Relatório de Pedidos Realizados;
  • Relatório de vendas por Representantes.

Metas por Produtos

As metas por produto também são úteis em qualquer planejamento comercial. Elas possibilitam o controle ou impulsionamento de produtos chaves para o seu negócio.

Um exemplo a ser citado é a referência a produtos sazonais. O protetor solar, por exemplo, precisa ter metas mais agressivas nos meses de novembro e dezembro.

Metas por Clientes

As metas por clientes podem ser acessadas diretamente do menu Gerencial, tanto pelo gerente quanto pelo Supervisor de Vendas ou Representante. Você é quem decide quem terá acesso às informações.

As metas por clientes podem ser úteis quando você tem grupos de clientes com maior poder de compra. Assim, você pode definir metas maiores para os clientes que possuem um melhor perfil, alavancando o ticket médio dessas vendas e, consequentemente, o seu faturamento.

Uma estratégia interessante é utilizar as metas por clientes para levantar o ticket médio de grupos de clientes que têm menor desempenho, forçando seus representantes ou vendedores externos a trabalhar melhor nos clientes que têm potencial, mas não estão totalmente desenvolvidos.

Metas por Fornecedores

Assim como a meta por Grupo de Produtos, as metas por fornecedores podem ajudar bastante quando você tem negociações especiais com algumas marcas chaves ou marcas âncoras. Essas marcas são as principais do seu portfólio e trazem novos clientes para outros produtos do seu mix.

Por exemplo, se você tem como marca chave ou âncora a Unilever, você acabará vendendo produtos da Procter & Gamble por reflexo.

Seus clientes conhecem você pelos ótimos preços praticados nos produtos da Unilever, mas como você já tem a fidelidade deles nesses produtos, as chances de venda de outros produtos fora deste fornecedor também aumentam.

Indicadores de Produtividade

Nos relatórios de métricas e produtividade, tanto o Representante quanto o Supervisor e o Gerente podem acessar as informações de produtividade do representante.

Elas são divididas em uma série de indicadores que podem ser definidos por você na hora da configuração do sistema. As mais comuns são: % de bonificação, % de troca, % de mix, % média de comissão, inadimplência, média de vendas diárias, quantidade de pedidos e o Saldo da Verba Flex.

Com esses indicadores, você pode identificar problemas ou oportunidades na sua equipe de vendas, analisando o desempenho de representantes individualmente.

Gerenciamento das Vendas Diárias

No gerenciamento de vendas diárias, você terá os principais indicadores de sua equipe agrupados em um único lugar. Ele serve de guia para você ter uma visão geral da produtividade da sua equipe.

O gerenciamento de vendas diárias pode ser útil para que você tenha ideias iniciais para novas estratégias de venda, assim como para pivotar estratégias que não estão dando o retorno que você planejou.

Essa modalidade de gerenciamento lhe dá muito mais agilidade na tomada de decisão, não precisando esperar os números chegarem no escritório para que você tome outro rumo para alcançar as suas metas.

Relatórios de Pagamentos e Transações Financeiras

Com este relatório, o vendedor e o supervisor ou gerente podem consultar os pagamentos feitos pelos seus clientes. Todo o histórico de pagamentos fica disponível para consulta através de filtros como data e valor.