Analisar o comportamento do mercado Atacadista e Distribuidor vem sendo tarefa constante para os interessados no assunto. Com o intuito de observar e perceber tendências, os empresários gastam verdadeiras fortunas em pesquisas para entender o consumo e melhor atender ao consumidor, seja ele o empresário ou o consumidor final. Nessa postagem nós iremos analisar 5 diferenciais competitivos e estratégicos de grandes atacadistas e distribuidores e ver como você pode se beneficiar das ideias.

Elaborar redes de compra

Elaborar rede de compras é sempre uma vantagem para o Atacadista. Dessa forma, negociações mais vantajosas podem ser alcançadas. As redes de compra funcionam da seguinte maneira: Um grupo de Atacadistas se une para fazer proposta aos fabricantes e conseguir negócios melhores, preços mais baixos em alto volume de compra. O preço ao consumidor final continua fixo e a lucratividade é maior.

Sugestão de preço

Prática comum dos grandes atacadistas e distribuidores, a sugestão de preço pode ajudar a previsão de lucratividade. A sugestão funciona da seguinte forma: O atacadista sugere o preço final do produto ao consumidor. A estratégia ajuda a impulsionar vendas, uma vez que o preço acaba se revelando bem mais baixo. Um exemplo bem conhecido é a mini Coca-Cola, que chega com o preço estampado em suas latas ao consumidor final.

Criatividade na hora da venda

Utilizar o portfólio para criar cestas de produtos com desconto, ações com descontos progressivos e promoção de produtos com validade próxima. É possível utilizar planilhas ou softwares para fazer o controle.

Aposta no atacarejo

Nova modalidade de supermercadista, geralmente funciona anexo ao atacado ou no próprio depósito. Sem estruturas elegantes, os atacarejos vieram para ficar. A estratégia é oferecer ao público geral produtos por unidade com preço mais baixo ou desconto em grandes volumes (alguns atacarejos oferecem o desconto a partir de 3 produtos iguais, o que não é muito). Popularizado em 2014, a prática já vinha dando sinais de vitalidade no país.

Localização

Uma das grandes apostas dos atacadistas foi saber elaborar uma organização logística capaz de se adequar aos novos comportamentos do consumo urbano que tem apresentado um processo de expansão social e territorial. Assim, a localização passa a ser base no pilar dessas empresas, que conseguem escoar seu volume de forma fácil, rápida e mais barata.

Espero que você tenha gostado da postagem e utilize-a para tirar boas ideias para o seu negócio. Nos vemos na próxima!

 

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