O Flex é uma ferramenta essencial na construção de uma equipe de vendas de sucesso. Os resultados das vendas, muitas vezes, dependem de descontos concedidos de forma estratégica e é para isso que a Verba Financeira de Desconto é útil.

Com ela, o vendedor externo ou o representante comercial tem uma conta corrente de descontos. Ele pode utilizar descontos maiores em clientes chaves ou menores em outros clientes, acumulando o valor de descontos para aplicar quando for conveniente ou necessário para o fechamento de uma venda.

O aplicativo de venda pode emitir uma mensagem avisando do consumo da verba, informando o valor utilizado.

A Verba de Desconto ou Flex permite que o representante tenha uma liberdade maior para negociar o valor do item a ser vendido, tendo, para isso, um saldo a ser usado no desconto do produto (em casos de vender o produto abaixo do limite mínimo) ou que irá gerar saldo para o vendedor (em casos onde irá vender o produto acima do limite mínimo).

Os supervisores também possuem saldo de verba para utilizarem ao fazer pedidos para seus representantes. Portanto, os saldos dos representantes não são consumidos quando um supervisor realiza um pedido para os mesmos.

Quando o pedido é passado para “Enviado”, o valor correspondente é passado do saldo do celular para o saldo do ERP, mantendo a previsão até que o valor real chegue do ERP.

O Saldo de Desconto consumido/gerado por um item do tipo bonificação é ignorado.

Controle de Verba do Cliente

Com o controle da verba por cliente, é possível definir uma verba específica para um cliente. Assim, clientes estratégicos recebem atenção diferenciada nos descontos concedidos.

O aplicativo fará o controle de verba por cliente; assim, o seu representante comercial ou vendedor externo não precisa ficar atento à divisão da verba nas negociações feitas.

Verba de Desconto Recorrente

Com essa configuração, o sistema irá gerar os saldos dos usuários baseados em uma configuração que se renova de acordo com o período.

Ela pode ser útil caso o seu departamento comercial tenha definido que todo representante irá iniciar o mês com um valor X de saldo a ser utilizado naquele mês. O período pode ser configurado da forma que você desejar. Semanalmente, quinzenalmente, etc.

Exceções de Flex

Você pode definir que, em alguns dos seus itens, você não quer usar o conceito de verba ou flex. Basta definir no ERP quais serão os itens ignorados pela funcionalidade. Assim, alguns itens não acumularão nem consumirão verba para descontos.

Relatórios e Gráficos de Flex com Meta

O aplicativo pode exibir um relatório com gráficos mostrando como está o desempenho do uso de Flex e a evolução das vendas, comparando com a meta definida.

Caso o sistema encontre algo que está fora do planejado, ele assinalará em cor de destaque (normalmente, vermelho). Assim, você identifica com facilidade situações que podem ser prejudiciais ao financeiro da empresa.

A tela com o relatório pode ser configurada para ser exibida sempre no primeiro uso do aplicativo do dia. Assim, no início das atividades, o vendedor é informado da situação do planejamento de vendas e uso do Flex.

Além disso, o Supervisor de Vendas também terá acesso aos mesmos gráficos de todos os membros pertencentes a sua equipe.

Saldo e Utilização da Verba no Pedido Atual

Com essa opção, o vendedor externo ou representante comercial tem acesso ao saldo da verba Flex durante a inserção de itens no pedido.

Além do saldo da verba, é possível consultar o período de vigência da verba disponível, caso essa tenha limite. É possível consultar o saldo inicial do representante, o saldo disponível, o consumo no pedido, o que foi gerado no pedido e o saldo atual naquele pedido.  São informações úteis para que o vendedor utilize a verba Flex de modo inteligente e estratégico.

Saldo de Verba por Fornecedor

É possível controlar o saldo da verba por um saldo separado de acordo com o fornecedor do produto.

Dessa forma, o usuário insere um produto e o aplicativo verifica se ele faz parte do fornecedor com saldo para descontos e já apresenta as informações para o vendedor.

Saldo de Verba por Grupo de Produto

Com essa funcionalidade, cada grupo de produto possui um saldo de verba a ser utilizado nas vendas. Similar ao saldo por fornecedor, o saldo por grupo de produto também irá gerar saldo positivo ou consumir o saldo somente dentro do grupo de produtos definido.

A opção é útil caso você tenha um grupo de produtos que gera mais vendas dentro do seu portfólio ou para fazer desovas de produtos sazonais.

Controle da Geração de Saldo Positivo

O aplicativo de vendas tem um sistema interno para impedir a geração de saldo indevido. Para proteger a saúde financeira do seu negócio, o saldo positivo é gerado no momento em que um pedido é feito.

Quando o representante comercial ou vendedor externo insere um valor no item maior que o valor base, o sistema gera automaticamente um saldo de uso no flex. Esse pedido gera um saldo positivo, que é guardado na conta do vendedor.

Para evitar que o representante comercial ou vendedor insira itens gerando saldo positivo e depois os exclua, o sistema valida toda alteração ou tentativa de exclusão de itens ou pedidos para ver se há geração de saldo positivo flex.

Se o sistema identificar uma tentativa de alteração de itens ou exclusão de pedidos com geração de Flex, uma mensagem de bloqueio será exibida ao representante comercial, solicitando que o Supervisor ou Gerente revise o pedido de exclusão.

Verba por Faixa de Rentabilidade e Comissão

Consome e gera verba para o representante de acordo com a faixa de rentabilidade x comissão que o item tiver alcançado.

Dessa forma, a verba gerada sempre será relativa a quanto de comissão aquele item gera e qual a rentabilidade do pedido, fazendo um balanço para que a verba gerada seja saudável para o planejamento financeiro da empresa.

Verba por Grupo de Produto com Tolerância de Desconto

Consome e gera verba de acordo com o saldo do grupo de produto e a tolerância definida para conceder descontos. Dessa forma, o consumo ou geração de saldo somente será calculado entre a diferença entre a tolerância e o desconto e o sistema não consumirá nem gerará verba fora da tolerância.

Cadastro de Transações de Verba e Relatórios

Cadastra transações que envolvem o saldo da verba do representante. Com essa opção, você terá relatórios de todas as atividades que geram ou consomem verba de descontos da sua equipe de vendas.

Você poderá analisar casos específicos ou um cenário mais amplo, vendo onde, quando e como a verba é aplicada pela sua equipe, podendo redirecionar recursos ou corrigir comportamentos inadequados da equipe.

O sistema pode apresentar um relatório que mostre o consumo de verba por representante.

Cadastro Saldo de Verba e Tolerância de Desconto por Grupo de Produto

Com essa opção, você pode cadastrar um saldo de verba com tolerância de uso para o representante em determinados grupos de produtos. Assim, você controla de forma ainda mais objetiva o uso de descontos pela sua equipe.

Controle de Verba Independente do ERP

Caso o seu ERP não tenha suporte para o uso e controle de Verba, o aplicativo assume a atividade, gerenciando as verbas conforme as regras definidas pelo seu setor comercial.

Desconto Quantidade x Verba

Com essa opção, o sistema levará em conta os descontos concedidos pela quantidade antes de aplicar o saldo positivo ou negativo do saldo de descontos.

A opção também pode funcionar caso você trabalhe com preços diferenciados por grade de produtos.

Por exemplo:

Exemplo 1 – valor base do Flex igual ao valor sugerido para o produto:
Preço do produto: 20,00
Valor base para Flex: 20,00
Quantidade vendida: 50 – desconto da faixa: 30 %.
Valor negociado com desconto da quantidade: 14,00.
Novo valor base para Flex: 14,00.
Passará a consumir quando o valor negociado baixar de 14,00.

Exemplo 2 – valor base do Flex baseado no “preço mínimo”:
Preço do produto: 20,00
Valor base para Flex: 18,00.
Quantidade vendida: 50 – desconto da faixa: 30 %.
Valor negociado com desconto da quantidade: 14,00.
Novo valor base para Flex: 14,00.
Passará a consumir quando o valor negociado baixar de 14,00.

Divisão do Valor de Verba entre Empresa e Usuário

A verba gerada por um vendedor externo ou representante comercial é dividida entre toda a equipe. Esta opção divide o valor de verba do item entre a empresa e o usuário, podendo enviar parte para o vendedor e parte para toda a empresa.

A funcionalidade de divisão do valor de verba funciona apenas para verba positiva.

Tolerância da Verba Negativa por Representante

Essa configuração tem como objetivo permitir uma tolerância negativa para o saldo de verba por representante. Dessa forma, você protege a empresa de eventuais atitudes fora do comum de sua equipe ou mesmo um erro ou descuido do vendedor externo ou representante comercial.

Exemplo 1:

Saldo atual: 15,00.
Consumo: 18,00.
Tolerância do representante: 5,00
Saldo final da verba: -3,00.
OK, está dentro da tolerância, permite o consumo, mas emite mensagem de confirmação.

Exemplo 2:

Saldo atual: 15,00.
Consumo: 28,00.
Tolerância do representante: 5,00
Saldo final da verba: -13,00.
Erro, está fora da tolerância, emite mensagem de erro e não permite o consumo da verba.

Sincronismo de Saldo de Verba por Usuário

É possível enviar para o celular ou tablet do vendedor o valor de verba disponível, levando em consideração o usuário relacionado ao registro no ERP.

Menu