Lidar com inadimplência é sempre um problema grave para qualquer equipe de vendas. O seu objetivo como Gerente de Vendas ou Supervisor é manter sua carteira de clientes saudável e comprando.

A inadimplência vem exatamente para complicar a manutenção das vendas recorrentes, já que a maioria das empresas define regras de impedimento para vendas não saudáveis.

De fato, clientes não pagantes, geralmente, não são clientes que você quer manter na sua carteira como clientes ativos.

Por esse motivo, o aplicativo de vendas controla a venda para os clientes inadimplentes da forma que você quiser.

Basta decidir as suas regras e configurá-las no painel administrativo, acessível via navegador de internet.

Vamos ver, agora, algumas possibilidades e limites para clientes inadimplentes.

Liberação de Cliente Inadimplente com Senha

Esta funcionalidade é útil e segura para a liberação de vendas em clientes com atraso.

Quando ativada, apresenta uma tela de bloqueio de novos pedidos, exibindo dois números ao representante ou vendedor externo. Com esses dois números, o vendedor pode ligar para o Supervisor ou Gerente.

O vendedor informa ao Supervisor ou Gerente os números presentes na tela; essas informações são inseridas no Painel Administrativo, gerando uma senha de retorno, a ser utilizada pelo Vendedor Externo no celular, liberando o pedido.

A senha só funcionará uma única vez.

Dessa forma, o Gerente ou Supervisor tem controle total na liberação de pedidos de clientes inadimplentes ou em ocasiões especiais.

Liberação de Venda Mediante Pagamento na Visita

Caso o seu vendedor externo ou representante comercial fizer uma visita para um cliente em atraso, ele pode receber o dinheiro, apontar o recebimento no ato e liberar a venda para aquele cliente, já podendo emitir um novo pedido.

Solicita Motivo para Cliente Atrasado

Com esta opção habilitada, ao tentar emitir um novo pedido para o cliente em atraso, o aplicativo irá solicitar um motivo.

Por padrão, a descrição do motivo aceita ser salva com apenas um caractere. Você pode configurar uma quantidade específica se quiser que mais que um caractere seja digitado, para motivos extensos e explicativos, além de evitar que o vendedor ou representante digite apenas uma letra e salve a descrição do motivo.

Bloqueio de Rede com Filial Inadimplente

Com esta opção ativada, o aplicativo de vendas irá restringir a venda para toda a rede caso apenas uma filial estiver com algum título em atraso. Assim, você bloqueia a venda para outros clientes da mesma rede. A liberação é possível apenas com senha.

Utilizar Dias Úteis para Calcular Dias de Atraso do Cliente

Com esta opção ativada, os dias em atraso serão calculados sem feriados ou fins de semana. A opção é válida caso você queira bloquear pedidos para clientes que estejam atrasados com um número definido de dias em atraso, porém contando apenas úteis.