A grade de produtos é um conceito utilizado para poder vender o mesmo produto com características diferentes. Por exemplo, uma camiseta pode ser P, M ou G e ser das cores amarelo, azul ou branco.

O nome “Grade” vem por imaginarmos uma “tabela”, onde as variáveis são as linhas e colunas iniciais. Porém, com esse conceito, parecemos estar limitados a apenas duas opções, o que não é verdade. Podemos ter diversas “linhas” nesta tabela, com infinitas possibilidades.

Grade de Produtos Infinita

No aplicativo de vendas, você pode combinar diversas características do mesmo produto, criando uma infinidade de opções, como cor, tamanho, estilo, qualidade e tonalidade, por exemplo. Cada uma dessas características é uma variável do produto, fazendo com que você não precise cadastrar as diversas variáveis possíveis do mesmo produto.

Conversão de Unidade para Grades

Esta opção pode ser útil caso você faça vendas por unidade de medidas. Pisos ou tecidos, por exemplo. No caso de pisos, você precisa ter um número definido de metragem para fechar caixas do produto, já que cada peça tem um tamanho definido e cada caixa contém uma quantidade definida.

Sendo assim, o aplicativo de vendas irá fazer o cálculo e irá sugerir um número próximo que fecha uma caixa do produto que é vendido em metros quadrados, por exemplo.

Caso alguma quantidade informada não atinja a conversão de unidade, o aplicativo apresenta uma mensagem ao usuário exibindo as grades que não atingiram a conversão.

Caso esteja configurado, o aplicativo exibe, na mensagem a opção para arredondar as quantidades para fechar a conversão.

Para qualquer uma das configurações de consistência, o sistema retorna para a inserção das grades caso o vendedor externo ou representante não resolva o problema das consistências.