Esta funcionalidade é de extrema importância para você orientar sua equipe da melhor forma possível. Dados estatísticos mostram que visitas presenciais têm mais chances de fechamento que ligações telefônicas ou e-mails.

A comparação de localizações serve exatamente para que você controle o local de onde os pedidos estão sendo feitos.

IMPORTANTE
Nossa solução tem sistema próprio de rastreamento GPS, assim, caso o sinal de GPS não seja localizado por motivo de desativação, o sistema irá gerar um alerta para o usuário ativá-lo. É possível, inclusive, bloquear a utilização do sistema em casos de GPS desativado.

Todas as coordenadas geradas pelo sistema possuem link para o Google Maps; assim, do próprio sistema é possível abrir uma nova aba com a localização exata no serviço do Google.

COMO FUNCIONA
O sistema irá associar o nome do cliente e seu endereço atual com as coordenadas geográficas captadas pelo aparelho utilizado. A partir desta comparação, o sistema irá identificar se há distância maior do que a considerada normal.

Outros dados também são apresentados, como:

  • A distância entre a última localização conhecida do representante antes do atendimento e o estabelecimento do cliente;
  • Tempo entre a hora da última localização conhecida do representante e a hora do atendimento corrente;
  • Distância entre a primeira localização conhecida do representante depois do atendimento e o estabelecimento do cliente;
  • Tempo entre a hora da primeira localização conhecida do representante e a hora do atendimento corrente;
  • Distância entre a localização do cliente do atendimento anterior e o estabelecimento do cliente;
  • Tempo entre a hora do atendimento anterior e a hora do atendimento corrente.

Essas são algumas das situações possíveis de serem analisadas. Converse com nossa equipe e veja a possibilidade de customizações de localização. É preciso um estudo prévio para entender as possibilidades da lei. Algumas modalidades de contratação não possibilitam o rastreamento do representante comercial.

Visualizar Visitas do Representante no Mapa

Como descrito acima, o Gerente ou Supervisor da área Comercial poderá acessar, através da tela do Painel de Positivação, as visitas do Representante. Esta tarefa também pode ser feita diretamente em um mapa no estilo Google Maps.

Nesse mapa, você irá visualizar todos os clientes de um determinado representante. Os pontos marcados no mapa representam os locais de seus clientes. Cada balão presente no mapa, indica um cliente:

  • Nesse balão, você pode verificar o Status da Visita através da cor, que você mesmo pode definir;
  • Dentro do balão no mapa, você verá um número, que se refere à ordem da Agenda de Visitas;
  • Se o representante fizer uma visita fora da agenda, o sistema irá marcá-la com um ponto de interrogação.

Será possível visualizar ícones de alerta para situações fora do normal. O sistema apresenta uma legenda de fácil visualização em todos os passos do processo.

Caso o sistema identifique algum cliente que não pôde ser localizado no mapa, um alerta aparecerá. Esta identificação pode ser útil para atualizar endereços de clientes com dados incompletos ou faltantes.

Alerta de Atendimento Fora do Estabelecimento do Cliente

O painel do administrador (que pode ser acessado de qualquer navegador web) verifica se o representante não estava no estabelecimento do cliente no momento de registrar a visita.

O sistema considera uma tolerância em metros em relação à localização do cliente e uma tolerância de tempo do registro da coordenada em relação ao momento do registro da visita, conforme configurações do sistema.

Se o sistema considerar que a visita não é presencial, ele irá apresentar um ícone de alerta para o representante no painel de representantes e para o Gerente ou Supervisor na lista de clientes e no mapa.

Vamos ver um exemplo?

O sistema está configurado para reconhecer coordenadas de até 30 minutos antes ou depois da visita e até 1000 metros do endereço do cliente (distância em linha reta).

No nosso exemplo, o cliente foi visitado às 14h.

  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 16:00, o sistema diz que não conseguiu definir a localização do representante (já que passaram-se os 30 minutos para reconhecimento da coordenada);
  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 14:23 e a distância calculada em relação ao cliente foi de 2,7 Km, então o sistema apresenta um alerta informando que o representante não esteve presente no cliente;
  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 14:23 e a distância calculada em relação ao cliente foi de 800 m, sistema não apresenta alerta, considerando que o representante esteve presente no cliente, já que a configuração de tolerância de distância inicial era de 1000 metros (1km);
  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 13:48, e a distância calculada em relação ao cliente foi de 200 m, o sistema não apresenta o alerta, considerando que o representante esteve presente no cliente.

As informações são sempre acessíveis através da tela do Administrador. Há um botão de localização sempre disponível quando o rastreamento via GPS estiver ativado no sistema.

Ao clicar no botão, o sistema abre uma tela para apresentar a localização do representante no momento da visita. O sistema cruza as informações com o endereço do cliente para verificar a diferença de posicionamento. Mais controle para você sobre o seu vendedor externo ou representante.

Atenção, é necessário verificar a legislação vigente em relação a Representantes PJ. Há casos nos quais, por lei, o representante não pode ser rastreado.

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