O Painel de Positivação é uma ferramenta essencial para o Gerente Comercial ou Gerente de Vendas. Nele, você irá consultar, em tempo real, a situação da sua equipe de vendas em campo.

O Painel de Positivação mostra todos os seus representantes e dados ricos de atuação. Exatamente no momento em que você está visualizando o painel, é possível ver os dados dos seus representantes ou vendedores externos serem atualizados.

Ao acessar o painel, você terá informações como:

  • Código e nome do representante;
  • Foto (ou ícone genérico na ausência da foto) do representante;
  • Número de agendas;
  • Número de visitas (número de cliente visitados, não de pedidos emitidos);
  • Gráfico indicando a proporção de agendas positivadas, negativadas e pendentes;
  • Sem gráfico, caso o vendedor não possua agenda ou visitas;
  • Área de alertas e ícones que podem representar:
    • Indicação de visita fora da agenda;
    • Indicação de visita fora da ordem da agenda;
    • Indicação de visita fora do estabelecimento do cliente;
    • Indicação de atraso no atendimento;
    • Indicação de GPS sem sinal;
    • Indicação de visita com foto;
    • Indicação de Cliente em Prospecção, caso ainda não seja um cliente de fato;
    • Indicação de visita fora da data.

É possível selecionar os representantes a serem visualizados de acordo com:

  • Empresa;
  • Representante;
  • Representante com Problema;
  • Tipo de problema específico: visita não positivada ou qualquer indicar de alerta;
  • Data da Visita;

Ao clicar em um dos vendedores externos ou representantes do Painel de Positivação, o sistema irá apresentar a tela com a lista de clientes da agenda e também as visitas avulsas referentes à data selecionada (se emitiu mais de um pedido todos irão aparecer na lista), apresentando os detalhes por cliente.

Alguns dados que ficarão disponíveis ao Gerente ou Supervisor:

  • Código do cliente;
  • Nome do cliente;
  • Número da sequência da agenda de visita;
  • Hora da visita;
  • Hora da agenda;
  • Balão, identificando o status da visita e a ordem da sequência de agenda de visita;
  • Caso não pertença à agenda, sistema apresenta um ponto de interrogação;
  • Ícone de localização, somente ativo se o cliente possui geolocalização, inativo caso não possua – ao clicar no ícone, o mapa com a localização do cliente é aberto.

No mapa, o cliente amarelo sinaliza cliente que está sendo visitado em tempo real.

Ao clicar em um cliente da lista, algumas informações serão apresentadas:

  • Código do cliente;
  • Nome do cliente;
  • Endereço completo;
  • Número da sequência da agenda de visita;
  • Data e hora da agenda;
  • Data e hora da visita;
  • Status da visita, além de um balão que mostra a ordem da sequência de agenda de visita – caso não pertence à agenda, o sistema apresenta um ponto de interrogação;
  • Alertas e ícones lado a lado se situações especiais ou imprevistas.

Alguns dados importantes relacionados a visita são registrados:

  • Número e valor total do pedido, no caso de visita positivada;
  • Motivo e observação de não positivação, no caso de visita não positivada;
  • Botão para acesso aos detalhes do cliente;
  • Botão para acesso aos detalhes do pedido, no caso de visita positivada;
  • Botão para acesso as informações da localização do representante no momento do registro da visita, positivada ou não.

Visualizar Visitas do Representante no Mapa

Como descrito acima, o Gerente ou Supervisor da área Comercial poderá acessar, através da tela do Painel de Positivação, as visitas do Representante. Esta tarefa também pode ser feita diretamente em um mapa no estilo Google Maps.

Nesse mapa, você irá visualizar todos os clientes de um determinado representante. Os pontos marcados no mapa representam os locais de seus clientes. Cada balão presente no mapa, indica um cliente:

  • Nesse balão, você pode verificar o Status da Visita através da cor, que você mesmo pode definir;
  • Dentro do balão no mapa, você verá um número, que se refere à ordem da Agenda de Visitas;
  • Se o representante fizer uma visita fora da agenda, o sistema irá marcá-la com um ponto de interrogação.

Será possível visualizar ícones de alerta para situações fora do normal. O sistema apresenta uma legenda de fácil visualização em todos os passos do processo.

Caso o sistema identifique algum cliente que não pôde ser localizado no mapa, um alerta aparecerá. Esta identificação pode ser útil para atualizar endereços de clientes com dados incompletos ou faltantes.

Impressão do Painel de Resumo da Situação de Cada Representante

Através do Painel de Positivação, também é possível emitir um relatório da situação atual de cada representante. Nesse relatório, você terá dados de visitas positivadas, não positivadas, motivos, fechamentos, total de pedidos e outras informações úteis para geração de relatórios.

É possível filtrar os representantes e situações conforme a sua necessidade, gerar o relatório, visualizá-lo e imprimi-lo.

Painel de Comparação das Sequências de Visita Sugerida Versus Realizada

Através do Painel de Positivação, você pode visualizar as rotas feitas pelo seu Vendedor Externo ou Representante e compará-las com o roteiro planejado.

O sistema irá comparar a rota feita pelo vendedor com a Agenda de Visitas que estava programada. É possível fazer a análise de todos os seus vendedores externos ou a avaliação individual.

Localização do Representante no Momento da Visita

Esta funcionalidade é de extrema importância para você orientar sua equipe da melhor forma possível. Dados estatísticos mostram que visitas presenciais têm mais chances de fechamento que ligações telefônicas ou e-mails.

A comparação de localizações serve exatamente para que você controle o local de onde os pedidos estão sendo feitos.

Importante:

Nossa solução tem sistema próprio de rastreamento GPS, assim, caso o sinal de GPS não seja localizado por motivo de desativação, o sistema irá gerar um alerta para o usuário ativá-lo. É possível, inclusive, bloquear a utilização do sistema em casos de GPS desativado.

Todas as coordenadas geradas pelo sistema possuem link para o Google Maps; assim, do próprio sistema é possível abrir uma nova aba com a localização exata no serviço do Google.

Como funciona:

O sistema irá associar o nome do cliente e seu endereço atual com as coordenadas geográficas captadas pelo aparelho utilizado. A partir desta comparação, o sistema irá identificar se há distância maior do que a considerada normal.

Outros dados também são apresentados, como:

  • A distância entre a última localização conhecida do representante antes do atendimento e o estabelecimento do cliente;
  • Tempo entre a hora da última localização conhecida do representante e a hora do atendimento corrente;
  • Distância entre a primeira localização conhecida do representante depois do atendimento e o estabelecimento do cliente;
  • Tempo entre a hora da primeira localização conhecida do representante e a hora do atendimento corrente;
  • Distância entre a localização do cliente do atendimento anterior e o estabelecimento do cliente;
  • Tempo entre a hora do atendimento anterior e a hora do atendimento corrente.

Essas são algumas das situações possíveis de serem analisadas. Converse com nossa equipe e veja a possibilidade de customizações de localização. É preciso um estudo prévio para entender as possibilidades da lei. Algumas modalidades de contratação não possibilitam o rastreamento do representante comercial.

Alerta de Atendimento Fora do Estabelecimento do Cliente

O painel do administrador (que pode ser acessado de qualquer navegador web) verifica se o representante não estava no estabelecimento do cliente no momento de registrar a visita.

O sistema considera uma tolerância em metros em relação à localização do cliente e uma tolerância de tempo do registro da coordenada em relação ao momento do registro da visita, conforme configurações do sistema.

Se o sistema considerar que a visita não é presencial, ele irá apresentar um ícone de alerta para o representante no painel de representantes e para o Gerente ou Supervisor na lista de clientes e no mapa.

Vamos ver um exemplo?

O sistema está configurado para reconhecer coordenadas de até 30 minutos antes ou depois da visita e até 1000 metros do endereço do cliente (distância em linha reta).

No nosso exemplo, o cliente foi visitado às 14h.

  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 16:00, o sistema diz que não conseguiu definir a localização do representante (já que passaram-se os 30 minutos para reconhecimento da coordenada);
  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 14:23 e a distância calculada em relação ao cliente foi de 2,7 Km, então o sistema apresenta um alerta informando que o representante não esteve presente no cliente;
  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 14:23 e a distância calculada em relação ao cliente foi de 800 m, sistema não apresenta alerta, considerando que o representante esteve presente no cliente, já que a configuração de tolerância de distância inicial era de 1000 metros (1km);
  • Se a coordenada mais próxima foi registrada às 13:48, e a distância calculada em relação ao cliente foi de 200 m, o sistema não apresenta o alerta, considerando que o representante esteve presente no cliente.

As informações são sempre acessíveis através da tela do Administrador. Há um botão de localização sempre disponível quando o rastreamento via GPS estiver ativado no sistema.

Ao clicar no botão, o sistema abre uma tela para apresentar a localização do representante no momento da visita. O sistema cruza as informações com o endereço do cliente para verificar a diferença de posicionamento. Mais controle para você sobre o seu vendedor externo ou representante.

Atenção, é necessário verificar a legislação vigente em relação a Representantes PJ. Há casos nos quais, por lei, o representante não pode ser rastreado.

Registro de Foto da Visita

Caso você não queira utilizar alguma das formas de rastreamento sugerida, você pode pedir para que o seu vendedor externo ou representante registre uma foto da visita.

Você pode acessar a foto registrada (como a fachada do local comercial) do painel administrativo ou via Painel de Positivação. Um ícone identificando o registro da foto aparecerá junto ao representante ou vendedor externo.

Visitas para Clientes em Prospecção

No Painel de Visitas, o sistema apresenta um resumo da situação de cada representante ou vendedor externo para a data corrente selecionada. É possível visualizar a lista de clientes em prospecção (sem nenhum fechamento realizado).

Relatório de Pedidos sem Registro de Chegada e Saída

Os registros de pedidos sem chegada e saída podem ser de extrema importância para o Gerente Comercial ou de Vendas.

Este relatório apresenta os pedidos que foram tirados sem existir agenda. O sistema gera automaticamente uma Visita, mas não registra Chegada nem Saída. É considerado que existiu uma Visita, pois existe um Pedido.

O relatório ajuda a identificar comportamentos suspeitos da sua equipe de vendas, assim como pedidos registrados em lugares que não correspondem a um cliente.

Data de Início e Fim da Coleta de GPS

É possível configurar o sistema para registrar os dados de início e fim da coleta de GPS de um determinado dia.

A partir desses dados, o sistema gera um relatório facilmente acessível do painel administrativo do Gerente Comercial, do Gerente de Vendas ou do Supervisor de Vendas.

A funcionalidade dá maior autonomia para que você tenha controle sobre o horário de trabalho do colaborador em um dia específico.

Outras Opções Disponíveis

  • É possível visualizar o valor total de visitas com pedidos múltiplos e o valor de cada um;
  • É possível visualizar o representante original da agenda, quando a mesma tiver sido alterada para outro representante;
  • É possível fazer o detalhamento das Visitas no Resumo do Painel, para ter informações importantes e concentradas;
  • É possível filtrar os clientes por tipo (Cliente ou Rede, por exemplo).

Converse com nossos consultores comerciais sobre as funções do Painel de Positivação agora mesmo.

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