6 maneiras de utilizar metas para motivar sua equipe de vendas
No dia a dia, a gente percebe que é de extrema importância começar com as motivações certas. Porque o início pode definir um clima de motivação que vai durar por muito tempo. Se você começar do modo correto, maiores serão suas chances de conseguir motivar sua equipe com pequenas doses de motivação correta. Confira nossas 8 dicas para usar a motivação a seu favor e para aumentar os resultados do seu negócio.
Comece pequeno
Essa é uma das dicas de ouro para qualquer pessoa que precise de motivação. Seja para alcançar aqueles objetivos físicos, ir para academia, estudar mais, assistir menos televisão, ou para objetivos mais específicos como vendas para sua equipe de vendas. Comece de baixo, comece pequeno. Não adianta você definir metas enormes para equipes de vendas. Na primeira semana, defina uma meta bem alcançável. Na segunda semana, aumenta um número muito baixo. E assim sucessivamente. Dessa forma sua equipe vai perceber que está atingindo metas, e a motivação criada pelo dever cumprido vai se repetir a cada vez que você definir uma meta nova, desde que ela seja alcançável.
Apenas uma meta
No dia a dia empresarial, há um erro comum sendo cometido por todas as equipes de venda. Eles definem várias metas, tudo ao mesmo tempo. Além de começar pensando pequeno, é de vital importância que sua equipe comece também com uma meta única. É difícil focar no alcance de uma meta quando você tem várias outras para se preocupar. Você precisa escolher uma meta e depois, assim como nos valores, ir aumentando, gradualmente. Quando sua equipe estiver pronta para várias metas, aplique-as. Mas sempre dentro de uma máxima, que não deve ser muito. Respeite a produtividade da sua equipe.
Conheça suas razões
Faça com que sua equipe de vendedores entenda as razões por trás do alcance de metas. Sempre deixe muito claro nas reuniões que a empresa precisa ser escalonável e gerar lucros para que estes lucros retornem de forma positiva para os empregados. Empregadores felizes, empregados felizes. Deixe suas metas claras, e o motivo por trás delas. Faça com que sua equipe participe dos objetivos da empresa. Diga onde a empresa quer chegar em 5, 10 anos.
Queira realmente alcançar metas
Parece tolo, mas não é. Muitas das empresas definem metas apenas por defini-las. Você realmente precisa estar comprometido com o alcance das metas, e você precisa passar esse sentimento para a sua equipe. Não é suficiente apenas achar que seria legal atingir as metas, você precisa estar realmente feliz em atingi-la. Tenha certeza que as suas metas e objetivos tenham essa característica, caso contrário você desistirá fácil.
Crie uma antecipação
Logo depois que você definir uma meta para sua equipe, não a aplique antes de explica-la. Dê um tempo para que seus colaboradores se ajustem e entendam a mudança no ritmo de trabalho. Dê um tempo para que eles comecem a assimilar a ideia da meta estabelecida. Uma, duas semanas. Marque em um calendário, deixe claro o início daquela meta. Defina uma data para a “estreia” da meta. Isso vai causar uma ansiedade positiva na sua equipe. Faça com que sua equipe fique empolgada com a data. Fazendo isso, você estará dando um tempo para que a equipe crie foco e energia para o início dos trabalhos.
Imprima, cole, envie e-mails
Exatamente, espalho por toda a empresa suas metas. Coloque cartazes, envie e-mails, mas lembre-se, sempre com tom amigável e não de cobrança. Seja o motivador maior de toda a sua equipe, aquele a quem eles irão recorrer para ideias e palavras de motivação quando as coisas ficarem difícil. Seja sempre positivo.
Espero que você tenha gostado das dicas para motivar seus vendedores e aumentar suas vendas. Fique por dentro das novidades no nosso blog. Você também pode baixar o eBook: Como Motivar Equipes de Vendas no Setor Atacadista e Distribuidor.