Guia: Como Escolher Software Para a Equipe de Vendas
Na hora de escolher um software para automatizar a sua equipe de vendas, as dúvidas são muitas. Reunimos neste guia todas as informações que você precisa saber na hora de avaliar a solução ideal para o seu negócio.
Fizemos também um checklist, assim você pode criar um e por em ordem as funcionalidades mais importantes para o seu negócio e objetivo, e assim, fazer um processo eliminatório, chegando a uma opção que realmente atenda seu modelo de vendas.
O que você vai aprender neste guia?
- Por que automatizar sua força de vendas;
- Como usar um checklist útil para avaliar opções;
- Funcionalidades indispensáveis para 2017;
- O que avaliar na hora da compra;
- Aderência e implantação;
- Avaliar a necessidade x preço;
- A importância (ou não ) do treinamento;
- Segurança para os seus dados;
- Como escolher uma solução para evitar problemas futuros (e quais podem surgir no caminho);
Por que automatizar a força de vendas?
Se você chegou até esse material, é porque está se perguntando como melhorar o desempenho da sua empresa. O fato é que a resposta para essa pergunta você provavelmente já sabe: investimento. Sim, é difícil aceitar a necessidade de gastar antes de lucrar, porém esta é a ordem natural das coisas.
Mas você pode pensar que investir é um processo fácil, certo? Pois bem, o problema é como fazer tudo da forma correta. Escolher onde e como fazer o investimento para que seu ROI (Return Of Investment) seja satisfatório.
Cada empresa é um organismo vivo, cada negócio tem sua própria dinâmica e funciona de acordo com suas regras. Imagine sua empresa como um corpo humano. Cada órgão é dependente de outro, e para tudo funcionar com perfeição, não pode haver problema em nenhum deles, todos saudáveis. Assim funcionas sua empresa.
Cada setor e departamento precisa estar alinhado e funcionando em conjunto, só assim ela vai ser capaz de gerar resultados positivos.
Por que a automação da força de vendas é tão importante?
E por que ela é tão importante? Simples, é uma das etapas finais do processo da sua empresa, que produz (ou compra), estoca, vende e entrega.
Dito isso, entendemos que a Força de Vendas é uma das áreas mais delicadas para a automação de processos, certo? Além de uma boa ferramenta, uma Boa equipe é essencial para alcançar resultados satisfatórios. Mas nada como a motivação de uma equipe com uma boa ferramenta para aumentar ainda mais os resultados.
Use um checklist para escolher sua automação da força de vendas
O uso de checklist pode facilitar a sua tarefa de identificação de uma boa solução. Isso acontece porque para fazer a melhor escolha você precisa avaliar diversas características do software, e como conversamos antes, cada organização tem suas necessidades específicas, como um organismo único.
Cada organização precisa ter um checklist único. Este checklist vai ser essencial para avaliar as soluções de acordo com a sua necessidade e não com o que o mercado está oferecendo para você. Isso é importante para que você limite o custo ao seu orçamento, tendo todas as informações necessárias para fazer a aquisição de um produto que você vai usar, pelo melhor preço. De nada adianta milhares de funcionalidades que você não usará. E aquela regra de negócio que você tem, o sistema não pode atender. Um checklist vai evitar situações como essa.
Exemplo: Fornecedor de Software 1
Funcionalidade | Fornecedor 1 | Fornecedor 2 |
Flex no pedido | SIM | NÃO |
Emissão de boleto no cliente | NÃO | NÃO |
Cadastro de cliente no celular | SIM | SIM |
Localizar vendedor em rota | SIM | NÃO |
Grade de produto | SIM | NÃO |
Quer mais dicas?
Gostou dessas dicas? Pensando nisso, eu criei um Guia para você seguir na hora de escolher a sua automação da Equipe de Vendas. Com ele, você vai passar por este processo de forma muito mais fácil. Reuni todas as dicas dos nossos consultores com mais de 20 anos de experiência em implantação de softwares para a equipe de vendas. Você vai ter acesso a todas as informações no material abaixo.
Para baixar o guia, basta clicar no banner abaixo:
Minha intenção foi criar um material que ajudasse você e seus gestores/diretores a encontrarem a melhor solução e fazer a escolha de forma racional e com visão benéfica aos processos de sua empresa. Considere este guia como uma consultoria em forma de texto.
Ele lhe ajudará a ampliar os seus horizontes para conhecer as possibilidades na hora de automatizar a sua equipe de vendas, sempre com a intenção de preparar você para fazer uma escolha informada.
Espero que o material ajude você! Qualquer dúvida, deixe um comentário abaixo ou escreva pra mim: marcos.marcon@wmw.com.br.