Motivar os vendedores pode ser uma tarefa árdua e complicada de ser realizada. Com uma gama cada vez maior de personalidades e diferentes estágios de vida e idade, o cenário para o administrador pode ficar cada vez mais complicado, seja ele o diretor geral ou gerente de vendas, há sempre uma barreira enorme a ser enfrentada na hora de motivar uma equipe, afinal de contas, você está mexendo com pessoas e sonhos. Confira essas 5 ideias que separamos para você aplicar na sua empresa.

Trabalhe com comissões variadas

Há diversas formas para se aplicar um sistema de comissão dentro da sua empresa. A partir do perfil dos seus representantes e vendedores, você pode escolher as que mais tem chance de mostrar resultados positivos. Faça testes, caso tenha dificuldade em identificar o tipo de comissionamento que mais funciona para sua equipe. Outra ideia é fazer pesquisas entre os vendedores. Dentre os modelos de comissionamento mais comuns estão: Comissão de toda a equipe de vendas, comissão individual e premiações.

Agente reuniões com a equipe de vendas regularmente

Tenha um calendário definido de reuniões com sua equipe de vendas e mantenha a regularidade na realização das mesmas. É de extrema importância que você leve a sério o setor, para motivar cada vez mais sua equipe. Se você não mostrar compromisso com as atividades do setor de vendas, chances são de que seus vendedores também não mostrarão. Mostrar que você está engajado com a equipe pode fazer a diferença na motivação dos seus colaboradores. E essa ideia vale para todos os setores da empresa, não só vendas.

Cuidado com os tetos de comissões

Mexer na comissão da sua equipe requer cuidado e muita experiência. Saiba que mexendo no bolso do seu vendedor sempre irá refletir nas vendas que o mesmo faz, além de influenciar no clima organizacional da empresa, que é de extrema importância para a produtividade da mesma. Aplicar teto as comissões pode ser um tiro no pé, já que a desmotivação a partir do momento que o colaborador atende um limite pode interferir nas vendas.

Não aumente as metas após períodos de boas vendas

Aumentar metas depois de um período positivo de vendas não estimula mais seus vendedores, aliás, pesquisas indicam que essa atitude só derruba a motivação da equipe, que tem que se esforçar ainda mais para entregar resultados melhores. Manter metas objetivas e realizáveis é a chave de todo sistema de metas. Você precisa planejar e conhecer seu mercado para aplicar metas atingíveis. Vendedor que não atinge metas não fica mais motivado a cumpri-las, a tendência é que a motivação diminua ainda mais.

Tente alcançar a motivação de mais vendedores

Se você trabalhar com uma gama maior de modalidades de comissionamentos e bônus, mais chances você tem de alcançar a motivação de vendedores diferentes. Por exemplo, se você oferece dois modelos de bônus aos seus funcionários, um deles pode gostar do bônus 1, outro gostar mais do bônus 2. Ou seja, com um mix de dois bônus, você estará motivando os dois vendedores. Pense nessa variação e alcance a motivação de mais pessoas na sua equipe. Quanto maior a variação de bônus, maior o alcance da motivação gerada.

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