8 dicas para lidar com vendedor desmotivado
Identificar um vendedor desmotivado pode ser simples. Eles perdem o entusiasmo, se tornam apáticos e começam a ver negatividade em tudo. Seus líderes devem saber como lidar com tais profissionais, de modo a não fazer com que eles se sintam ainda piores.
Uma das grandes atribuições do gerente de vendas é manter sua equipe sempre ativa, motivada e positiva em relação as dificuldades e ao mercado. Você sempre irá enfrentar problemas no seu dia a dia, como guiar sua equipe para ter um melhor desempenho é o que vai diferencia-lo da concorrência.
Uma equipe desmotivada é uma equipe sem novos estímulos. Você precisa ficar atendo a causa da desmotivação. Pesquisas internas de clima organizacional podem lhe dar algumas dicas sobre a origem do problema. Você pode sentar com cada um dos seus funcionários e ouvi-los. Sempre funciona.
Tome cuidado com as metas. Elas são poderosas ferramentas dentro da sua organização e estratégia, mas podem estar matando a vontade do vendedor. Ter um portfólio de produtos excelentes também ajudam bastante na hora de motivar o vendedor, que vê realmente vantagens no uso daquele produto. Ajudar o cliente deve ser sempre o foco central do vendedor externo.
Conversamos um pouco sobre motivação, mas eu listei algumas dicas para você gravar de forma fácil pontos importantes na hora de lidar com o vendedor desmotivado. Vamos conferir?
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Boa comunicação é a base de tudo
Uma boa comunicação com toda a equipe de vendas é o que mais vai eliminar as chances de que os funcionários cheguem ao ponto da desmotivação. Sendo assim, considere a comunicação sem falhas o primeiro passo para a eliminação deste problema.
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Compreenda o que está havendo
Sente com o funcionário e pergunte por quais razões ele está se sentindo desmotivado. Esse passo é importante uma vez que nem sempre a empresa é responsável pela queda de produtividade do funcionário – problemas pessoais ou familiares também podem levar a isso.
Se o problema for a empresa, o mais recomendado é traçar metas junto ao colaborador (o que veremos nos tópicos a seguir).
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Ajude-o na eliminação do que está lhe incomodando
Se você já sabe o motivo que está levando à queda da motivação, não hesite em trabalhar junto com o funcionário de modo a eliminá-lo. O problema dele está com o restante da equipe? Hora de marcar uma reunião. Com a região de atuação? Você pode alterá-la por um período. Lembre-se: há sempre uma solução!
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Feedback
A própria falta de diálogo entre o funcionário e o seu chefe pode levar à desmotivação. Sendo assim, opte sempre pelo feedback – evitando que o funcionário se canse de “atirar no escuro”.
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Valorize a melhora do funcionário
É claro que, após a conversa, você espera que o funcionário se sinta mais motivado e volte a produzir como antes. E se isso acontecer, não considere como uma simples ‘obrigação’ dele – mas valorize o seu esforço em melhorar.
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Acompanhe-o
Os verdadeiros líderes não são aqueles que dão as tarefas e simplesmente esperam até que os resultados “estejam em sua mesa”. O chefe é aquele que acompanha cada uma das etapas da execução da meta.
Ao demonstrar interesse pelo trabalho dos colaboradores a motivação e a própria produtividade pode ir lá em cima. Isso porque muitos funcionários podem acabar se desmotivando ao acreditarem que o trabalho deles não é valorizado ou tão importante assim.
Mas, com a devida atenção dos chefes, suas tarefas e funções ganham um significado a mais.
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Mantenha-o envolvido nos projetos da empresa
O funcionário sabe quais são os projetos atuais da empresa em andamento? Esse aspecto se torna importante à medida que, ao saber que “algo grande vem por aí”, o funcionário se sentirá muito mais motivado em fazer parte disso.
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Determine metas junto ao colaborador
Aposte na flexibilidade e determine metas específicas com os colaboradores que estão desmotivados. Isso porque parte da desmotivação pode vir do fato que as metas estão tão difíceis que ele nem sequer julga importante se esforçar para alcançá-las.
Para terminar, vou lhe indicar um e-book que escrevi sobre o tema: