Dinâmicas de Grupo para Recrutamento de Vendedores
As dinâmicas de grupos são amadas pelos departamentos de RH. São técnicas utilizadas há décadas para a seleção dos melhores perfis entre os candidatos. Porém, para as pessoas que não são da área de recursos humanos, pode parecer um pouco duvidosa a utilidade das dinâmicas em seleções de candidatos a vendedores.
Já ouvi de diversos amigos que participaram de dinâmicas de grupo, comentários como “mas qual a necessidade disso?”. E é exatamente por ter ouvido tantas vezes comentários negativos em relação as Dinâmicas de Grupo que eu resolvi falar sobre elas.
Minha intenção é quebrar um pouco o preconceito que gira ao redor das dinâmicas de grupo, principalmente para o recrutamento de vendedores.
Vamos aprender um pouco mais e entender a importância delas?
O que são dinâmicas de grupo?
As dinâmicas de grupo são instrumentos ou ferramentas que o profissional de recrutamento dispõe para executar seu trabalho da melhor forma possível.
No processo da dinâmica de grupo, tão importante quanto a boa execução é a análise do comportamento dos participantes.
Além disso, é importante identificar o seu objetivo e encaixar com o tipo de dinâmica de grupo que você irá aplicar. Cada situação pede uma dinâmica diferente.
Para que servem as dinâmicas de grupo?
As dinâmicas de grupo podem revelar sentimentos primários dos seus participantes, como o que sentem, o que vivem no dia a dia, como lidam com as pessoas e quais suas dificuldades.
Além disso, as dinâmicas servem para você ter uma experiência prática e redimensioná-la para as situações reais do dia a dia do trabalho da vaga ofertada. Por exemplo, dinâmicas de pressão e tempo podem dizer bastante de como o candidato se comporta nessas situações.
A dinâmica também pode explicar os processos vividos, incluindo elementos que podem explicar os sentimentos e modos de encarar as diversas situações da vida do candidato.
Tipos de dinâmica de grupo
Técnica quebra gelo
O objetivo das dinâmicas quebra gelo é exatamente isso, tirar a tensão do grupo presente no ambiente da seleção e criar um clima de integração e início de relacionamento.
As dinâmicas quebra gelo aproximam as pessoas, facilitando os próximos passos do processo seletivo, ou até mesmo esquentando o grupo para uma próxima dinâmica.
Técnica de apresentação
Serve para descobrir melhor o background do candidato. O objetivo é encontrar informações sobre sua origem, o que faz, como vive, do que gosta e do que não gosta. É uma maneira criativa de entender melhor seu candidato e sua origem.
Técnica de integração
As técnicas de integração visam criar ambientes onde os candidatos precisam interagir entre si, sobressair dificuldades como discriminação, indiferença, desprezo, falta de interesse em relações sociais, etc.
São técnicas aplicadas para que o recrutador possa analisar a capacidade social do participante e para que o próprio candidato se perceba agindo em determinadas posições. É essencial para cargos que exigem trabalho em equipe.
Técnicas de animação e relaxamento
Parecida com a técnica de quebra gelo, esta técnica visa quebrar tensão entre o grupo e também identificar pontos críticos como fadiga, ansiedade e cansaço.
Podem ser usadas para relaxar o grupo como um todo antes da aplicação de outras dinâmicas. É utilizada principalmente quando o grupo forma um ambiente frio, distante e impessoal, dificultando a análise do recrutador.
A dinâmica, se aplicada corretamente, pode “mudar o canal” de energia na sala e inverter os humores, assim, o trabalho pode continuar.
Técnica de capacitação e criatividade
Junto da técnica de capacitação, pode ser incluída a técnica de criatividade, uma das mais importantes para o cargo de vendedor. É aqui que você pode avaliar a capacidade do seu candidato de desenvolver relacionamento e solucionar problemas enfrentados por eles.
Mais que tudo, é importante observar o “como”, e não o resultado final da dinâmica. De que forma o candidato resolveu o problema? Fez em grupo, usou os recursos disponíveis, propôs melhorias, discutiu anteriormente com outros participantes ou dominou o grupo? Cada atitude do participante pode revelar muito de sua personalidade.
Conclusão
As dinâmicas de grupo são ferramentas essenciais na seleção de vendedores, principalmente quando temos um alto número de candidatos. Ela ajuda o recrutador a identificar pontos positivos e negativos durante o recrutamento e seleção.
Lembre-se sempre que o que deve ser analisado é o caminho que o candidato seguiu durante a dinâmica de grupo, e não o seu resultado final.
Dessa forma você poderá fazer uma escolha baseada em comportamento e não em resultado. Sempre fique atendo a esta dica.
Espero que eu tenha esclarecido algumas de suas dúvidas. Caso fique alguma, deixe aqui no campo de comentários.