Como não perder vendas em visitas presenciais
Imagine a seguinte situação: Você acorda cedo, pega seu carro e sai de casa para visitar um possível cliente.
Então, você gasta com combustível, fica horas dentro do carro parado no trânsito, sabendo que esse tempo que está no trânsito talvez pudesse ser aproveitado com algo mais produtivo.
Paga o estacionamento e chega até o seu cliente, fica algum tempo fazendo uma reunião, tudo para poder levar o contrato para a empresa.
Mas, de repente o cliente decide não fechar negócio, pelos mesmos motivos de sempre:
- Falta de dinheiro;
- Precisa de aprovação;
- Não estão fazendo nenhuma contratação no momento;
- Ou qualquer outra desculpa que você já deve conhecer.
Isso parece familiar?! Aposto que sim.
Neste post vou falar um pouco sobre vendas em visitas presenciais e dicas do que fazer para que as suas chances de realizar uma venda aumentem.
Como transformar uma visita em uma venda?
Não existem fórmulas secretas, nem planos infalíveis para você executar uma venda.
Mas, com muita dedicação e persistência é possível converter o maior número possível de visitas em uma venda.
Além do mais existem diversas formas de você fechar um bom negócio com um cliente em potencial.
Confira abaixo algumas dicas muito valiosas que vão ajudar você a sair daquela visita com um contrato assinado nas mãos.
DICA#01 – FAÇA UM BOM AGENDAMENTO
Antes de qualquer coisa é muito importante realizar um bom agendamento para correr o menor risco possível.
Durante o agendamento procure entender como funciona o processo de compra da empresa, quem são as pessoas que irão participar e qual o nível hierárquico de cada uma.
Busque sempre falar com as pessoas que decidem pela contratação e se possível saiba quanto eles estão dispostos a investir.
DICA#02 – POSTURA E POSICIONAMENTO
Essa é aquela dica que serve mais como um lembrete do que qualquer outra coisa, um bom vendedor independente do tipo de venda precisa passar confiança e se posicionar perante seu possível cliente.
E nas visitas presenciais isso conta muitos pontos com seus clientes. Um aperto de mão firme, encarar seu possível cliente nos olhos e falar de forma firme garantem um bom
posicionamento e passa confiança e segurança para seus clientes.
Além do posicionamento tente criar Rapport. O Rapport é uma técnica muito utilizada para que a pessoa com a qual você está conversando sinta-se à vontade com a sua presença e a partir daí você terá todas as informações que necessitar daquela pessoa.
Para isso comporte-se da mesma maneira que o seu cliente. Se ele fala rápido demais, acelere as suas palavras, se ele fala baixo demais, diminua o seu tom de voz e assim por diante.
DICA#03 – FECHAMENTO
Após percorrer todas os caminhos sugeridos nas dicas acima, chegou a hora de pegar a assinatura do seu cliente.
Mas, não é tão simples assim, para isso você precisa fazer o fechamento e alinhar todas as informações contidas no contrato e se o cliente estiver de acordo você terá realizado a sua venda, esse é o cenário perfeito.
Porém é muito importante estar preparado para as objeções. Em primeiro lugar, é importante você saber que objeções não necessariamente são coisas ruins em uma venda.
Se existe objeção é porque existe interesse e para alguns casos de objeções eu separei uma lista (bem resumida, pois o tema objeção renderia um post completo) do que fazer caso elas apareçam.
Como lidar com as objeções:
- Amorteça a objeção
- Entenda a objeção
- Identifique a objeção oculta (faça perguntas abertas e deixe ele falar. O Silêncio pode ser seu aliado).
- Argumente
- Proponha um próximo passo
Conclusão
A venda presencial é uma ótima oportunidade para melhorar e aumentar o seu network além de aproximar a sua empresa do seu cliente.
Lembre-se que você representa a sua empresa enquanto estiver no seu cliente, e saber os valores da sua empresa podem ajudar a passar mais confiança e credibilidade para fechar um bom negócio.
Saiba ouvir e entender o seu cliente assim você não precisa vender nada pois ele simplesmente vai querer comprar de você.
Espero que as dicas tenham aberto um pouco sua mente para novas maneiras de pensar visitas presenciais.
Boas vendas!