6 motivos pelos quais você precisa automatizar sua força de vendas

Eliminar atividades que não contribuem diretamente para gerar receitas, assim como processos que em vez de ajudarem na conversão de leads em clientes tornam a dinâmica mais demorada é o sonho de qualquer empresa, não é verdade?

Mas como exatamente atingir essa eficiência operacional? Pois há quem diga que a culpa é dos funcionários, mas a verdade é que, na maioria das vezes, a falta de ferramentas que ofereçam o suporte adequado para o time de vendas é o que impede a empresa de crescer concretamente.

Por isso, hoje trazemos para você 6 motivos pelos quais você simplesmente precisa automatizar sua força de vendas. Quer entender por que automatizar já virou pura necessidade? Então confira:

Otimização de esforços voltados para o atendimento

Quando você usa softwares de gestão empresarial para automatizar tarefas, elimina esforços desnecessários e pra lá de ultrapassados — como planilhas e controles à parte —, deixando sua força de vendas focada no que realmente traz resultados: relacionamento com o cliente.

Com essa ferramenta, além de conseguirem atender a um número maior de clientes, seus vendedores os tratarão com muito mais qualidade e atenção, deixando-os infinitamente mais satisfeitos. E, como você provavelmente bem sabe, clientes satisfeitos compram mais.

Facilidade de acesso e compartilhamento da informação

Se cada vendedor mantém um controle próprio, fica difícil conhecer o perfil do seu cliente ideal — sua persona — e também de substituir esse profissional em um contato comercial no caso de ele não estar disponível por um ou outro motivo.

Já ao adotar um ERP você passa a ter acesso a todas as informações em um único lugar, facilitando o compartilhamento de dados com qualquer pessoa a qualquer momento. Assim, seu atendimento se torna significativamente mais ágil e efetivo.

Controle sobre dados e informações de negócio

A força de vendas trabalha focada em resultados efetivos, certo? Mas se você não tem um controle sobre o que está sendo feito, fica muito difícil saber se os resultados são realmente positivos ou não.

Nesse caso, um software de gestão empresarial possibilita o controle de leads gerados, clientes, vendas, ticket médio, faturamento da empresa e uma série de outros indicadores que nortearão suas ações para melhorar ainda mais os resultados de vendas da sua empresa.

Flexibilidade de atuação para a força de vendas

Se você tem negócios fora da sua cidade ou precisa visitar clientes com frequência, pode muito bem investir em uma ferramenta de ERP na nuvem, abrindo espaço para a contratação de vendedores independentes.

Ou ainda, representantes de vendas que possam expandir e elevar a rentabilidade do seu negócio sem necessariamente precisar investir em estrutura física e de pessoal.

Redução significativa de custos operacionais

Um dos itens que mais oneram as atividades empresariais são os custos operacionais, ou seja, tudo aquilo em que você investe para manter sua empresa funcionando.

Com a automatização da força de vendas, esses custos são significativamente reduzidos, principalmente no que diz respeito a equipamentos e materiais avulsos, assim como à contratação de equipes enormes de vendas, que acabam trabalhando muito em tarefas supérfluas e trazendo poucos resultados.

Aumento substancial da segurança da informação

Já que informação é poder, quanto mais informações sobre seu mercado você tiver, mais facilmente poderá superar a concorrência e se tornar referência para seu público-alvo.

Mas informação desencontrada ou espalhada pela mesa da sua equipe de vendas não ajuda muito, não é mesmo?

Nesse caso, ao automatizar sua força de vendas, você dá maior segurança às informações geradas a cada nova transação, garantindo um bom nível de inteligência de negócio que pode ser usada por um longo tempo para gerar cada vez mais oportunidades de vendas.

Viu só como são vários os motivos pelos quais você precisa automatizar sua força de vendas?

Baixe nosso Guia: Introdução a Automação da Força de Vendas.

E sua empresa, por acaso já possui uma ferramenta de automação de qualidade? Como ela tem contribuído para os resultados do time? Deixe seu comentário e divida suas experiências conosco!

1 Comentário. Deixe novo

  • Rodolfo Oliveira
    15 de maio de 2017 19:19

    Marcos, muito interessante seu post, eu tenho utilizado por um tempo uma plataforma chamada Plugg.to e tem sido util pois coonsigo mexer com Mercado Livre e magento para fazer alteração de estoque e descrição de produtos. Ja ouviu falar? https://plugg.to/

    Responder

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