A Importância da Ergonomia e Design na Automação da Força de Vendas
Todo mundo conhece o potencial de um bom design. Estamos imersos em um mercado onde cada dia mais o design pode diferenciar uma empresa ou produto e manda-lo para a primeira posição em vendas. A Apple é um ótimo exemplo disso. Steve Jobs conhecia o potencial do design. De fato, ele largou a faculdade e começou um curso de tipografia quando jovem. Isso mesmo, ele foi estudar o estilo das letras, e foi dali que ele tirou a ideia de ter tudo muito bonito em sua empresa. Quem não lembra do iMac e seu monitor com carcaça colorida?
No campo dos softwares móveis, temos o design e além disso a ergonomia/usabilidade. Um software fácil e de sucesso é um software simples. Precisa ser intuitivo.
Você conhece sua força de vendas e sabe que seus colaboradores podem até não ser muito amigos da tecnologia, mas se o sistema tiver um visual amigável e intuitivo, a adesão dessas pessoas para usarem o software com gosto pode fazer toda a diferença na hora das vendas no seu cliente final. Quem não gosta de trabalhar em um ambiente bonito?
A ergonomia vai trazer diversas vantagens ao seu representante comercial. É sempre interessante quando se planeja um software, tomar cuidado com o “com quantos cliques”. Na hora de planejar um processo em uma solução, queremos que o usuário final precise de poucos cliques para conseguir completar aquela tarefa. Fechar um pedido, por exemplo, precisa ser uma tarefa rápida. Adicionar um item ao pedido, mais ainda.
Preocupação com esta ergonomia e usabilidade são coisas que você precisa ter na hora de escolher um software. Seja ele para o seu desktop ou na plataforma móvel. Esta segunda merece maior atenção ainda, devido as telas serem menores e com tecnologia touch, em sua maioria. Sempre preste atenção na sua equipe de venda e tente prever como ela se comportará ao estar utilizando um novo software. Isso pode ter grande influência no sucesso da sua automação de força de vendas. Todo investimento precisa ter um retorno.