Automação da equipe de vendas ou automação da força de vendas é, basicamente, um aplicativo utilizado por representantes comerciais ou vendedores externos para o envio de pedidos.

Esse aplicativo facilita a vida do vendedor porque otimiza os processos comerciais, permitindo que o profissional foque no que é mais importante nesse negócio: a prospecção de clientes e o aumento das vendas.

Ele proporciona mais eficiência e aumento da produtividade, e assim o representante entrega mais resultados.

Como isso acontece? O aplicativo pode ajudar na organização das tarefas, na atualização de informações importantes para o fechamento, como o limite de crédito do cliente ou seu status de inadimplência, ou até mesmo informar títulos ainda abertos ao vendedor externo.

Além disso, no aplicativo, o vendedor tem o auxílio de Inteligência Artificial para indicar no momento da venda produtos com maior chance de venda:

  • O sistema mostra na tela de pedidos no celular, os produtos mais comprados com base no histórico de compras do cliente;
  • O sistema pode indicar produtos similares na falta de um item, como sabão em pó Ypê na falta de Omo;
  • Ou ainda com base nos itens já inseridos no pedido, como sugerir Presunto no caso da compra de Pão.

Tudo isso aumenta o ticket-médio das vendas. O representante vende mais e a empresa aumenta o faturamento em poucos meses após a implantação.

Quer saber mais sobre ele? Então continue lendo esse artigo, pois te daremos informações muito valiosas. Aproveite a leitura!

Vantagens percebidas depois de automatizar uma equipe de vendas

A tecnologia facilita a nossa vida porque ela permite que qualquer tipo de processo seja feito de forma mais inteligente, eficaz, dinâmica e prática.

Não é à toa que muitas empresas criam soluções tecnológicas inovadoras enquanto outras compram essas soluções e conseguem com a ajuda delas alavancar muito mais os seus resultados.

Isso não é diferente com a área comercial, que com o apoio de um aplicativo para força de vendas consegue proporcionar mais praticidade ao trabalho do vendedor.

Mais do que isso, de acordo com o Instituto Gartner, as empresas de tecnologia estão ditando novas formas de gestão estratégica.

Segundo Mark Raskino, o vice-presidente do Gartner, os grandes diferenciais das empresas atualmente são a liderança superior, as competências aplicadas e os padrões de raciocínio.

Ele ainda enfatiza que o modelo de gestão e de operação não é mais determinado pelo tamanho da companhia. Para ele, a empresa ser pequena não justifica o fato de que os negócios devem ser pequenos também.

Essas afirmações mostram que todas as empresas, independente do tamanho, precisam aprimorar as suas estratégias em negócios tecnológicos que facilitem a gestão.

Segundo Raskino, são essas práticas que definem o sucesso estratégico de uma empresa, assim como o cenário da ciência moderna de gerenciamento.

Principais vantagens percebidas

A seguir separamos algumas vantagens para as empresas que utilizarem o aplicativo!

1 – Contato em tempo real

Com o aplicativo para força de vendas é possível se conectar com os vendedores em tempo real, seja para fornecer uma informação importante ou para esclarecer alguma dúvida.

2 – Acesso às informações

O aplicativo permite que o vendedor tenha acesso a diversas informações para a realização do trabalho, em qualquer horário do dia, em qualquer lugar e em qualquer dispositivo, seja computador, smartphone ou tablet.

3 – Melhor qualidade do serviço

Com todas as facilidades que o aplicativo proporciona, os vendedores conseguem ter um foco maior nas vendas e, além de trabalharem com mais qualidade, eles ainda têm mais tempo para se dedicarem às necessidades dos clientes.

4 – Sinergia

Com informações atualizadas, disponíveis para todos os vendedores e de forma inteligente, o aplicativo proporciona uma maior sinergia entre os membros da equipe, pois todos ficam devidamente informados e alinhados com as estratégias.

5 – Engajamento com os processos

Por meio do aplicativo é possível fornecer aos vendedores uma diretriz de todos os processos comerciais da empresa, suas políticas e a sua forma de atuação.

Esse engajamento é essencial para o trabalho porque ele ajuda o vendedor a entender as regras e os procedimentos e a usar tudo isso a seu favor na hora de tratar com um cliente.

O engajamento evita o retrabalho e a insatisfação do consumidor, além de proporcionar uma possibilidade muito maior de fidelização de clientes.

6 – Informações corretas e atualizadas

O aplicativo facilita o cadastro de consumidores evitando erros e permite que o vendedor possa acessá-lo sempre que precisar.

7 – Ganho para toda a empresa

Não são só os vendedores que são beneficiados. Todas as áreas da empresa terão os seus trabalhos muito melhor direcionados com a ajuda do aplicativo.

Funcionalidades mais desejadas

Geralmente as empresas buscam 3 funcionalidades com o aplicativo:

1 – Integração com um Portal de Relacionamento onde o cliente pode duplicar pedidos e emitir boletos, consultar limite de crédito, entre outras funcionalidade;

1 – Melhorar as vendas com ferramentas estratégicas;

2 – Acompanhar a equipe controlando as ações dos vendedores quando estão em campo;

3 – Fazer a administração financeira, agilizando funções técnicas como tributos e comissões.

São muitas as opções de aplicativos. Você precisa primeiro entender a sua necessidade para poder optar pela ferramenta que melhor te atender.

Como é o processo de escolha da solução

São diversas as ferramentas disponíveis para automação da equipe de vendas. Para você ter certeza de que vai escolher a certa, faça pesquisas e entre em contato com quem já utiliza para saber se essa ferramenta é a melhor para a sua empresa.

Existem aplicativos simples para cadastramento de produtos e outros mais robustos que fazem todo o processo estratégico da área comercial. Esses, geralmente são integrados ao sistema de gestão ou ERP da empresa.

Mas o ideal é que a ferramenta tenha ao menos as seguintes funcionalidades para que o trabalho flua da melhor forma:

  • Gerenciamento de produtos
  • Gerenciamento de vendedores
  • Gerenciamento de clientes
  • Acesso à tabela de preços
  • Acesso ao estoque pelos vendedores
  • Aplicação de descontos nos produtos ou pedidos
  • Gerenciamento de produtos que fazem parte de promoções
  • Destaque para itens em promoções
  • Visualização do histórico dos pedidos
  • Consulta aos pedidos cadastrados pelos vendedores
  • Visualização de formas diferentes de pagamentos
  • Visualização dos acessos dos vendedores por logins e horários
  • Sugestão de pedidos com base no histórico
  • Relatórios gerenciais de vendas

Como saber se a automação da força de vendas serve para o seu negócio

A automação da força de vendas melhora consideravelmente os resultados de uma empresa, desde que ela tenha processos muito bem definidos e saiba aonde quer chegar.

Se a sua empresa não tem um bom produto ou solução, precisa melhorar a administração ou tem dificuldades de atuar junto à equipe, dificilmente um aplicativo fará com que o resultado melhore.

Mas se ela está bem estruturada, então vale o investimento, pois com tudo automatizado fica muito mais fácil o foco nos clientes e nas vendas.

Pesquisas indicam tendência

Segundo um estudo divulgado pela Forrester Research, em 2018 o mercado global de tecnologia deve crescer 4%.

Entre as tecnologias que devem crescer, estão as soluções ligadas à inteligência, compreensão de clientes e análise de dados, todas relacionadas com o processo de automação de vendas.

Além disso, a Nielsen prevê uma melhora na economia e no consumo de serviços e bens. A expectativa, inclusive, é que o PIB cresça 1,5%.

Segundo a previsão, em dois anos a economia deve voltar a crescer, assim como o consumo, o que mostra a importância das empresas estarem preparadas para ofertar produtos e soluções de forma inteligente.

Considerações

A automação é sim muito eficaz para os resultados de uma empresa. Se você tem processos bem definidos, uma boa equipe comercial, administrativa e financeira, um produto ou solução inteligente e que atende as necessidades do cliente e um propósito no seu mercado, então pode apostar no aplicativo, pois ele vai alavancar os seus resultados e facilitar o seu trabalho e o da sua equipe.

Mas se acha que ainda tem algo a ser melhorado nos seus processos, procure estruturá-los antes de investir na automação. Caso contrário, você terá custos desnecessários e ela dificilmente será bem utilizada.

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