Transfira todas as regras de negócio para o seu vendedor externo
Transferir as regras de negócio e suas rotinas financeiras, automaticamente, para o seu vendedor externo, parece ser o sonho de todo gerente comercial.
Ter uma equipe de vendas externas capaz de gerenciar seu dia a dia, dentro de regras estabelecidas pelo gerente de vendas, parece impossível no mercado. Mas essa não precisa, necessariamente, ser a sua realidade.
Você tem um vendedor assim?
Você provavelmente já passou pela situação de estar trabalhando nas suas coisas, fazendo seus cálculos, planejamentos, planilhas. Resolvendo problemas de fornecedores. E de repente, aquela ligação.
[su_quote]– Alô, Pedro. Estou com um cliente aqui que precisa fechar o pedido pra ontem. É um pedido bom, mas ele quer mais 10% de desconto. Posso liberar pra ele? Ah, esqueci de dizer, ele também tem um título atrasado de só 8 dias. Dá pra vender, né?[/su_quote]
E você sabe como vai funcionar o resto do dia, da semana e do mês, certo? Serão dezenas de ligações como essa. Com várias situações improváveis e impossíveis de serem resolvidas com facilidade.
O seu vendedor precisa vender. É isso que ele busca. Uma comissão no final do mês pode fazer a diferença no orçamento familiar. Para a sua empresa, vender também é importante. Porém, há limites. Há regras.
Transferir as rotinas e regras de negócio
Todo negócio baseado em vendas (e revendas) de produtos, está focado em lucro. O seu trabalho diário é comprar um produto por um preço e revende-lo com uma margem de lucro saudável para o seu negócio.
Baseado neste princípio, você precisa definir uma série de importantes decisões para que o seu negócio seja viável. É preciso controlar todos os aspectos de uma venda.
O que você deve controlar
Você pode controlar o que quiser dentro do seu processo de vendas. Em todos esses anos de experiência no ramo, a gente vê combinações incríveis de regras, e o céu é o limite. Gerentes comerciais podem ser bem criativos na hora de definirem suas regras para atingirem metas e resultados. E a gente apoia a criatividade.
Alguns exemplos de variáveis que você precisa ter controle para manter seu negócio rentável:
- Controlar os descontos;
- Controlar os prazos oferecidos durante a venda;
- Controlar a quantidade vendida a um preço especial;
- Controlar os títulos vencidos e a restrição de venda para clientes;
- Controlar as bonificações;
- Itens por região;
- Data de entrega;
- Liberação de pedidos por supervisor ou gerente (hierarquia).
Entre muitas outras variáveis que você precisa controlar para que seu vendedor faça negócios que valham a pena.
Mas então, como fazer para transferir todas essas restrições, regras e rotinas de vendas do seu negócio para o seu vendedor externo, liberando seu tempo para tomar decisões importantes no seu negócio?
A resposta pode estar na mão do seu vendedor externo
A resposta está na tecnologia associada a equipe de vendas. Também conhecida como automação da equipe de vendas. Ou automação da força de vendas.
A tecnologia é uma grande aliada para criar processos de repetições de situações. A única forma de você fazer dinheiro com tecnologia, é utilizando a vantagem da automação de rotinas, regras e processos, a seu favor.
Como fazer isso? Vamos analisar melhor alguns casos
- Se você tem regras que definem um número de dias para interromper as vendas de um cliente inadimplente, implemente esta regra no aplicativo de pedidos do seu vendedor externo.
- Se você quer controlar descontos, defina os descontos de acordo com grupo de clientes (para valorizar os mais antigos e fiéis), ou de acordo com regiões (onde você quer fortalecer sua marca), com frequência de compra (para tornar o cliente ainda mais fiel), entre outras estratégias.
- Se você quer definir prazos de entregas, para que o seu vendedor não prometa o que não pode cumprir, você também pode. Basta definir no seu sistema de gestão, e automaticamente ele vai ter a restrição no aplicativo de tirar pedidos.
- Quer bloquear a venda de itens fora do estoque em tempo real? Também dá. Assim você não decepciona aquele cliente especial.
Estes foram apenas quatro casos que me ocorreram agora. Mas a criação de regras e a combinação de regras com outras rotinas são intermináveis. Você pode controlar todos os aspectos da venda.
E onde eu quero chegar?
Aderir a uma automação para a equipe de vendas não é simplesmente escolher um programa, software ou aplicativo. Não é apenas instalar um sistema.
Este projeto ocasiona uma transformação no “mundo comercial” da empresa, pois envolve a revisão de todos os processos de venda, todas as regras comerciais são aplicadas na mão do representante, não haverá mais a necessidade de análise de pedido a pedido. Este é o poder de uma automação.
Agora que você já está mais informado sobre o impacto e a facilidade de decidir pela automação da sua equipe de vendas, que tal dar o próximo passo rumo ao sucesso do seu negócio, as vendas mais rápidas e mais lucrativas?
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