A rentabilidade do pedido é um conceito amplamente utilizado por grandes empresas distribuidoras e indústrias.

O conceito parte da premissa de possibilitar que o vendedor externo ou representante comercial possa variar preços de produtos dentro de um pedido.

A rentabilidade irá calcular essa variação de preço, equilibrando o valor final da rentabilidade do pedido.

Com a rentabilidade, é possível vender um item com valor mais alto, enquanto outro item passa a ter um valor mais baixo, no mesmo pedido.

O sistema fará um cálculo geral do pedido, informando ao vendedor ou representante se aquele pedido é rentável e quão rentável ele é.

Vamos ver as outras possibilidades da funcionalidade abaixo.

Indicativo de rentabilidade por cores

O aplicativo de vendas possui um sistema de código de cores, indicando para o representante qual o nível de rentabilidade daquele pedido. Também é possível visualizar a rentabilidade do item no momento da inserção do mesmo no pedido.

Para o sistema de indicação e sinalizador com cores, o aplicativo vai atualizando o cálculo de rentabilidade na medida em que o vendedor vai colocando novos itens no pedido. Todo o cálculo é automático e sem intervenção do vendedor externo ou representante comercial.

O sistema de cálculo da rentabilidade de um pedido ou de um item é definido previamente pelo Gerente de Vendas da empresa e pela área administrativa.

Mais do que isso, o aplicativo de vendas também pode levar em conta detalhes específicos para o cálculo da rentabilidade, como, por exemplo:

  • Flex negociado;
  • Produto da promoção;
  • Índices de análise de rentabilidade.

Assim, mesmo com as variáveis possíveis na composição do preço, o sistema consegue calcular uma rentabilidade real do pedido.

Essa funcionalidade pode aumentar e muito o lucro real da empresa, sendo útil para atingir metas e aumentar o faturamento do seu negócio.

Rentabilidade ligada à Verba de Desconto (Flex)

Se a empresa utilizar o módulo de Verba de Desconto ou Flex, consome e gera verba para o representante de acordo com a faixa de rentabilidade x comissão que o item tiver alcançado.

Dessa forma, a verba gerada sempre será relativa a quanto de comissão aquele item gera e qual a rentabilidade do pedido, fazendo um balanço para que a verba gerada seja saudável para o planejamento financeiro da empresa.

Comissão do Representante pela Rentabilidade do Item

Com esta opção, o cálculo da comissão varia de acordo com a rentabilidade do item no pedido. Essa é uma opção que pode se tornar útil para impulsionar seus representantes ou vendedores externos a venderem itens mais rentáveis aos menos rentáveis.

Menu